25 anos de A Física na Escola, a ciência quântica e o legado de Ampère

Authors

DOI:

10.59727/fne.v23i1.321

Keywords:

25 anos da FnE, ciência quântica, 250 anos de Ampère

Abstract

Em 2025, A Física na Escola celebra seu 25° aniversário, consolidando-se como uma referência na divulgação de estratégias didáticas e no debate sobre o ensino da física no Brasil. Neste editorial, homenageamos três marcos significativos: nossas duas décadas e meia de trajetória, o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica e os 250 anos de nascimento de André-Marie Ampère.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo Henrique Dias Menezes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado em Ciências (1991) e em Física (1996). Possui especialização em Ensino de Ciências (1998), pelo CECIMIG/UFMG, e mestrado (2003) e doutorado (2010) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor associado do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e pesquisador do Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia da UFJF, onde desenvolve pesquisas na área de educação em ciências. É editor das revistas Educação em Foco (UFJF) e A Física na Escola (SBF).

Marlon Cesar de Alcantara, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Juiz de Fora

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET-RJ (2018), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo CEFET-RJ (2011), graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). Atualmente é professor de ensino básico, técnico e tec do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnol. do Sudeste de Minas Gerais. Atuou como professor Colaborador no Centro de Ciências da UFJF. Atua como docente no MNPEF (Polo 24 UFJF/IF Sudeste MG) e do programa de pós-graduação em Práticas Docentes em Ciências nos anos Iniciais do Ensino Fundamental (IF Sudeste MG). Editor-executivo da revista A Física na Escola. Membro da Sociedade Brasileira de Física e do International History, Philosophy, and Science Teaching (IHPST) Group. Desenvolve trabalhos em Pesquisa em Ensino de Física; Redes Históricas; História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino; Ciência e Arte.

Published

2025-05-12

How to Cite

MENEZES, Paulo Henrique Dias; ALCANTARA, Marlon Cesar de. 25 anos de A Física na Escola, a ciência quântica e o legado de Ampère. A Física na Escola, [S. l.], v. 23, n. 1, p. e250321, 2025. DOI: 10.59727/fne.v23i1.321. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/321. Acesso em: 19 may. 2025.

Issue

Section

Editorial

Most read articles by the same author(s)