Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato docx, odt ou RTF.
  • Quando disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está escrito de acordo com as normas cultas da língua portuguesa e segue a formatação indicada no template da revista, disponível nas diretrizes para autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página da Revista.

Diretrizes para Autores

  1. A linguagem deve ser adequada aos professores que atuam na educação básica. Textos considerados pelos editores muito acadêmicos ou com linguagem muito sofisticada e complexa poderão não ser aceitos.
  2. Privilegie temas de interesse geral, que chamem a atenção do leitor.
  3. Os textos devem conter no máximo 30.000 caracteres com espaços. Casos em que seja necessário ultrapassar este valor devem ser justificados nos "Comentários ao Editor".
  4. Os textos devem conter, preferencialmente, ilustrações que representem o assunto abordado, certificando-se de que elas são de autoria própria, ou que estejam em domínio público, ou que sejam obtidas a devida autorização para utilizá-las. Todas as ilustrações devem estar citadas no texto e acompanhadas da indicação da fonte.
  5. Priorize referências bibliográficas facilmente acessíveis (artigos atualizados, publicados em periódicos e livros ainda editados), mantendo o padrão de qualidade esperado dessas publicações. Evite citar referências de autoria duvidosa ou muito superficiais.
  6. No caso de relatos de sala de aula, certifique-se de que foram disponibilizadas informações suficientes para que os professores/leitores possam replicá-los em seus próprios contextos de ensino. Se já foram aplicados, inclua considerações sobre os resultados, a fim de guiar futuras aplicações.
  7. Os trabalhos da seção História da Física e Ensino devem apresentar discussões que auxiliem o professor a introduzir abordagens históricas em seus contextos de ensino, seja por meio da análise de um episódio, evento ou personagem específico, seja por exemplos de propostas para a sala de aula, já aplicadas ou não. Para tanto, os autores devem evitar jargões e termos muito técnicos ou específicos da historiografia moderna da ciência. Também, incentivamos os autores a trazerem para a FnE episódios de História da Física que contemplem a ciência feita no Brasil. Assim como, sua possível inserção na prática de ensino.
  8. Serão considerados o máximo de 4 (quatro) autores por artigo.
  9. A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição ao ensino de física na educação básica, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência argumentativa, o rigor e a qualidade do texto apresentado.
  10. Os originais devem ser encaminhados pelo site da revista, seguindo a formatação indicada no template da revista.
  11. Os nomes dos autores não devem aparecer no corpo do texto da submissão. Solicita-se também a eliminação de trechos que possam prejudicar a garantia de anonimato na avaliação e de dados de identificação nas propriedades do documento.
  12. Todos os dados de identificação dos autores deverão ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento da submissão e do/a(s) autor/a(s) no sistema da revista, incluindo nome completo, endereço postal, telefone e e-mail para contato com os leitores, com uma breve descrição do currículo (no máximo três linhas) e filiação institucional. Esses dados não devem constar do arquivo enviado para avaliação por meio do portal da revista.
  13. Os textos devem ser salvos no formato .docx, .odt ou .rtf. Deve-se aplicar “enter” apenas no fim dos parágrafos e após títulos, subtítulos etc. Os destaques que se fizerem necessários devem ser feitos em itálico.
  14. O resumo deve ter entre 250 e 500 palavras, com uma apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho. Os títulos devem ter no máximo 75 caracteres, incluindo os espaços, e também devem ser traduzidos para o inglês. Indique de 3 a 5 palavras-chave que sejam representativas do conteúdo abordado. Evite repetir palavras do título.
  15. As referências bibliográficas deverão conter exclusivamente os autores e os textos citados no trabalho e deverão ser apresentadas ao final do artigo, na ordem numérica que aparecem no texto.
  16. O texto submetido não pode conter plágio.
  17. Estas diretrizes devem ser cuidadosamente seguidas. Caso contrário, os textos enviados poderão não ser considerados para avaliação.
  18. Não há cobrança de taxas de submissão e de publicação na revista A Física na Escola.

Artigos

Política padrão de seção

Desafios

Proposição de questões e problemas desafiadores de Física, com solução discutida em detalhes. As discussões sobre esses problemas devem dar subsídios aos professores para que possam refletir a temática com seus alunos.

Faça Você Mesmo

Proposição de atividades experimentais e demonstrações de Física que possam ser realizadas sem dificuldades e riscos por estudantes e professores do Ensino Fundamental e Médio.

Relatos de Sala de Aula

Divulgação de atividades de Física em sala de aula; necessário relatar as atividades efetivamente realizadas.

História da Física e Ensino

Textos que explorem o desenvolvimento de teorias, modelos e/ou experimentos. Assim como, a formação de grupos colaborativos, períodos históricos e questões sócio científicas, que possam ilustrar o desenvolvimento da Física; propostas para inserção de conteúdos históricos da Física em sala de aula.

Novas Tecnologias no Ensino de Física

Apresentação de tecnologias da informação e comunicação (TIC) através de objetos educacionais digitais tais como softwares, vídeos e ambientes de aprendizagem que possibilitem ao professor o uso dessas tecnologias na escola.

Atualidades na Física

Divulgação de avanços e atualidades no campo da Física, tais como Prêmio Nobel, trabalhos relevantes de físicos brasileiros etc.

Física, Tecnologia e Sociedade

Discussão sobre a interface Física, Tecnologia e Sociedade, ressaltando as imbricações dessa ciência com questões tecnológicas, sociais, econômicas, culturais, ambientais etc. Cabe aqui reflexões acerca da busca por uma formação escolar mais crítica e voltada à cidadania.

Resenhas

Publicação de comentários e informações sobre livros didáticos e paradidáticos, livros sobre Ensino de Física etc.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.