O olhar acurado e a descoberta de um “novo mundo” a partir do microscópio
DOI:
10.59727/fne.v21i1.50Palavras-chave:
ensino de física, ótica, história da ciência, instrumentos óticos, microscópios de baixo custoResumo
Neste artigo propomos a introdução de atividades de observação com o uso do microscópio nas aulas de física. Para tanto, apresentamos um texto a partir do recorte historiográfico do desenvolvimento dos instrumentos óticos, explorando as relações entre arte, ciência e sociedade na República Holandesa do século XVII. Também abordamos nessas aulas de física a vida e a obra de personalidades como Antoni van Leeuwenhoek e Robert Hooke. Mostramos como esses atores participaram de uma rede de trocas de informações sobre instrumentos óticos, que permearam, com muita propriedade, as relações científicas anglo-holandesas. Inseridos nesse contexto, apresentamos dois microscópios de baixo custo que podem ser fabricados pelo professor: um deles remete à construção e à forma de observação de Leeuwenhoek, e o outro, um tanto mais “moderno” para que os docentes possam mostrar aos seus alunos imagens com melhor definição e qualidade. A apresentação desses instrumentos é amparada por um “guia” de construção e utilização, além de uma pequena explicação para a configuração de lâminas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Física na Escola
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Artigo de acesso livre sob licença Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)