Sobre a Revista

Foco e Escopo
A revista A Física na Escola (FnE) é uma publicação oficial da Sociedade Brasileira de Física e tem como objetivo a publicação de textos e artigos que tratam da Física e do seu ensino na educação básica, com ênfase nas atividades de sala de aula, promovendo um diálogo constante com todos aqueles que se interessam em contribuir para a melhoria do ensino de física na escola básica.
Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de avaliação do trabalho dependerá da observância das Normas Editoriais, dos Pareceres do Corpo Editorial e/ou dos Pareceristas ad-hoc externos. Nesse processo, o editor-chefe e os editores adjuntos poderão sugerir ou solicitar as modificações necessárias, apesar de ser de responsabilidade dos autores os conceitos emitidos. Os artigos submetidos serão avaliados por, no mínimo, 2 revisores externos, selecionados pelo editor-chefe. Em caso de um parecer conflitante, o artigo será enviado a um terceiro revisor.
Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega (double blind peer review), para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento: Os autores do documento excluíram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
Em documentos do Microsoft Office Word (.doc ou .docx), a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar. Toda avaliação de artigos submetidos na Física na Escola (FnE) é realizada por dois revisores (preferência para doutor(a) especialista na área) e em caso de um parecer positivo e um negativo, outro avaliador é acionado. Os pareceres são: Aceito, Aceito com correções ou Rejeitado.
Periodicidade
A Física na Escola (FnE) tem como periodicidade publicação contínua.
Seções da revista
A Física na Escola (FnE) publica textos inéditos, abrangendo conteúdos das seguintes seções:

Desafios
Proposição de questões e problemas desafiadores de Física, com solução discutida em detalhes. As discussões sobre esses problemas devem dar subsídios aos professores para que possam refletir a temática com seus alunos.

Faça Você Mesmo
Proposição de atividades experimentais e demonstrações de Física que possam ser realizadas sem dificuldades e riscos por estudantes e professores do Ensino Fundamental e Médio.

Relatos de Sala de Aula
Divulgação de atividades de Física em sala de aula; necessário relatar as atividades efetivamente realizadas.

História da Física e Ensino
Textos que explorem o desenvolvimento de teorias, modelos e/ou experimentos. Assim como, a formação de grupos colaborativos, períodos históricos e questões sócio científicas, que possam ilustrar o desenvolvimento da Física; propostas para inserção de conteúdos históricos da Física em sala de aula.

Novas Tecnologias no Ensino de Física
Apresentação de tecnologias da informação e comunicação (TIC) através de objetos educacionais digitais tais como softwares, vídeos e ambientes de aprendizagem que possibilitem ao professor o uso dessas tecnologias na escola.

Atualidades na Física
Divulgação de avanços e atualidades no campo da Física, tais como Prêmio Nobel, trabalhos relevantes de físicos brasileiros etc.

Física, Tecnologia e Sociedade
Discussão sobre a interface Física, Tecnologia e Sociedade, ressaltando as imbricações dessa ciência com questões tecnológicas, sociais, econômicas, culturais, ambientais etc. Cabe aqui reflexões acerca da busca por uma formação escolar mais crítica e voltada à cidadania.

Resenhas
Publicação de comentários e informações sobre livros didáticos e paradidáticos, livros sobre Ensino de Física etc.
Política de Acesso Livre e Gratuito
A Física na Escola (FnE), oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Política de direitos autorais
Ao submeter um texto à revista A Física na Escola e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Política de auto-arquivo
A Física na Escola (FnE) permite o auto-arquivo em sites pessoais, repositórios institucionais, repositórios temáticos. O auto-arquivo ou depósito dos trabalhos pode ser feito no momento da publicação dos artigos. A versão do publicado pode ser usada para este depósito é a pós-impressão (versão editorial).
Política de Ética e Integridade na Pesquisa
A Física na Escola (FnE) adota os princípios e as diretrizes do CNPq e COPE sobre a integridade e as condutas éticas que envolvem as publicações no Brasil e em outras nações. Os textos, ao serem encaminhados para a submissão, devem estar de acordo com as orientações descritas nesses órgãos. Detalhamentos disponíveis em:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Committee on Publication Ethics - COPE