Viva a ciência brasileira! Beatriz Alvarenga e Cesar Lattes: a física e o seu ensino

Autores

DOI:

10.59727/fne.v22i1.201

Palavras-chave:

Beatriz Alvarenga, Cesar Lattes, ciência brasileira, ensino de física

Resumo

Neste editorial, a revista A Física na Escola (FnE) presta sua homenagem aos centenários de Beatriz Alvarenga (1923-2023) e Cesar Lattes (1924-2005). Duas pessoas, cientistas, brasileiras, referências na ciência e no ensino de física do Brasil e do mundo. Apresentamos também uma análise das publicações da FnE no ano de 2023, na qual exaltamos outras pessoas, que também trabalham, muitas vezes de forma anônima, para produzir conhecimento e aumentar a credibilidade da ciência brasileira. Este editorial é um convite para lembrarmos e celebrarmos a importância da diversidade de perspectivas no avanço da ciência. Viva a ciência brasileira!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Cesar de Alcantara, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Juiz de Fora

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET-RJ (2018), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo CEFET-RJ (2011), graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). Atualmente é professor de ensino básico, técnico e tec do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnol. do Sudeste de Minas Gerais. Atuou como professor Colaborador no Centro de Ciências da UFJF. Atua como docente no MNPEF (Polo 24 UFJF/IF Sudeste MG) e do programa de pós-graduação em Práticas Docentes em Ciências nos anos Iniciais do Ensino Fundamental (IF Sudeste MG). Editor-executivo da revista A Física na Escola. Membro da Sociedade Brasileira de Física e do International History, Philosophy, and Science Teaching (IHPST) Group. Desenvolve trabalhos em Pesquisa em Ensino de Física; Redes Históricas; História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino; Ciência e Arte.

Paulo Henrique Dias Menezes, Universidade Federal de Juiz de Fora / Departamento de Educação

Licenciado em Ciências (1991) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sete Lagoas e em Física (1996) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Formiga. Possui especialização em Ensino de Ciências (1998) pelo CECIMIG/UFMG; e mestrado (2003) e doutorado (2010) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor associado do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando nas licenciaturas em Física e Pedagogia, e nos programas de Pós-Graduação em Educação e de Mestrado Profissional em Ensino de Física. É pesquisador do Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia da UFJF, onde desenvolve pesquisas na área de educação em ciências, com ênfase nos seguintes temas: ensino de ciências, brinquedos científicos, ensino de física, formação de professores, grupos colaborativos de professores, tradição e inovação no ensino, pesquisa colaborativa e enfoque CTS na educação. É editor das revistas Educação em Foco (UFJF) e A Física na Escola (SBF).

Downloads

Publicado

24-05-2024

Como Citar

ALCANTARA, Marlon Cesar de; MENEZES, Paulo Henrique Dias. Viva a ciência brasileira! Beatriz Alvarenga e Cesar Lattes: a física e o seu ensino. A Física na Escola, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 240201, 2024. DOI: 10.59727/fne.v22i1.201. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/201. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)