Medidas do movimento relativo da Terra no século XIX: Um estudo do interferômetro de Fizeau
DOI:
10.59727/fne.v23i1.243Palabras clave:
Interferômetro, Fizeau, Éter, História da CiênciaResumen
Neste trabalho, apresentamos um estudo de caso histórico de um instrumento científico construído no século XIX por A.H. Fizeau (1819-1896) para investigar o movimento da Terra através do éter. Para a análise do caso, levamos em conta as perspectivas propostas pela moderna historiografia da ciência que prioriza uma investigação diacrônica, sem distorções históricas, baseando-nos principalmente em fontes primárias e secundárias. O interferômetro de Fizeau é um exemplo, dentre vários outros construídos antes do interferômetro de Michelson e Morley, que não é devidamente evidenciado pelos livros didáticos. O estudo histórico do instrumento e seu emprego por Fizeau permite evidenciar alguns elementos da natureza do conhecimento científico, como a presença de influências sociais e culturais, além do trabalho experimental guiado por teorias.
Descargas
Citas
A.G. Silva, N.C.G. Errobidart, D.C.B. Alves, W.P. Queirós, Lat. Am. J. Phys. Educ. 13, 4305-1 (2019).
F.L. da Silveira; L.O.Q. Peduzzi, Cad. Cat. Ens. Fis. 23, 26 (2006).
R.A. Martins, Cad. Bras. Ens. Fís. 29, 52 (2012). https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n1p52
R. A. Martins, A Origem Histórica da Relatividade Especial (Editora Livraria da Física, São Paulo, 2015).
H. A. Lorentz, Textos Fundamentais da Física Moderna (Fundação Calouste Gulbekian, Lisboa, 2014).
R.A. Martins, Revista Brasileira de Ensino de Física 27, 11 (2005). https://doi.org/10.1590/S0102-47442005000100003
D. Pestre, Cadernos IG/Unicamp 6, 3 (1996).
F.P.C. Pereira; I.G., Revista Brasileira de História da Ciência 15, 469 (2022). https://doi.org/10.53727/rbhc.v15i2.814
A. Kwan, Historical Scientific Instruments in Contemporary Education Reading Instruments for Historical Scientific Practice. An Experimental Pedagogy for Material Culture (Brill, Leiden, 2021). https://doi.org/10.1163/9789004499676_003
R. A. Martins. Einstein: Muito Além da Relatividade (Instituto Sangari, São Paulo, 2010).
J. Frercks, Physics in Perspective 7, 35 (2005). https://doi.org/10.1007/s00016-004-0224-0
H. Fizeau, Ann. Chi. Phys. 57, 385 (1859).
H. Fizeau, Com. Ren. Heb. Séa. L'Aca. Sci. 33, 353 (1851).
J.J. O'connor, E.F. Robertson, Armand-Hippolyte-Louis Fizeau. Disponível em https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Fizeau/, acesso em 19 fev. 2024.
H. Fizeau, Com. Ren. Heb. Séa. L'Aca. Sci. 29, 90 (1849).
A.F.P Martins, Cad. Bras. Ens. Fís. 32, 703 (2015). https://doi.org/http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p703
R.S. Menezes, F.S. Lordêlo, Revista Brasileira de Ensino de Física 41, e20180208 (2018). https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2018-0208
R.A. Oliveira, A.F.P Martins, A.P.B. Silva, Cad. Bras. Ens. Fís. 37, 197 (2020). https://doi.org/http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p197
G.G. Stokes, Lon. Edin. Dub. Phi. Mag. J. Sci. 27, 76 (1846).
É.É.N. Mascart, Traité d'Optique (Imprimerie Gauthiers-Villars et fils, Paris, 1893).
H.O. Sibum, Science 306, 60 (2004). https://doi.org/10.1126/science.1093598
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 A Física na Escola

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.
Artigo de acesso livre sob licença Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)