Nikola Tesla e a construção de uma mini bobina em sala de aula
DOI:
10.59727/fne.v22i1.31Resumo
Partindo do pressuposto de que o ensino básico tradicional tem se mostrado pouco eficaz na perspectiva de apropriação dos conteúdos estudados somente nos livros didáticos, esse artigo sugere a utilização de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) em qualquer nível de ensino. As UEPS foram propostas por Moreira como sequências didáticas fundamentadas, principalmente, na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Segundo Moreira, as UEPS podem ser organizadas seguindo aspectos sequenciais. Com base nesses aspectos é que se desenvolveu a UEPS “A física envolvida no experimento da bobina de Tesla em sala de aula”, que é formada por apresentações de slides, atividades experimentais, vídeo e roteiro experimental que perpassam as discussões. Assim, neste trabalho, buscou-se também pesquisar e desenvolver experimentos didáticos que discutam história e filosofia da ciência e elaborar material instrucional para ser utilizado por professores de todos os níveis de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 A Física na Escola
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Artigo de acesso livre sob licença Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)