Não basta exibir, tem que questionar: a história do eletromagnetismo em vídeo numa abordagem investigativa

Autores

DOI:

10.59727/fne.v21i1.38

Palavras-chave:

História da Ciência, Audiovisual, Eletromagnetismo

Resumo

Neste trabalho, apresentamos o relato de uma experiência docente com estudantes do Ensino Médio regular da rede privada de ensino. Neste sentido, o material desenvolvido e aplicado teve como objetivo contribuir para o ensino do eletromagnetismo a partir de uma abordagem histórica, com o uso do recurso audiovisual. Para isso, desenvolveu-se uma sequência de ensino de caráter histórico-investigativa e, através de um vídeo com informações visuais, teóricas e conceituais sobre o estudo histórico “Oersted e o eletromagnetismo”, trabalhamos o conteúdo de eletromagnetismo em uma turma da 3ª série do Ensino Médio regular e presencial. As interações didáticas ocorreram de forma visual, teórica e experimental. Concluindo, verificamos que o material audiovisual pode contribuir como facilitador nas intencionalidades propostas pela abordagem da história da ciência (HC) e pelos projetos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samira Arruda Vicente, Universidade Estadual da Paraíba

Possui  Licenciatura em Física e mestrado em ensino de Física pela Universidade Estadual da Paraíba. Atua como professora da rede básica de ensino (rede privada) no ensino fundamental II e ensino médio e também atua como professora da rede de ensino superior na Universidade Estadual da Paraíba. Faz parte do Grupo História da Ciência e Ensino (GHCEN) e da ênfase nas áreas de  História da Ciência e Ensino de Física.  

Ana Paula Bispo da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Licenciada em física e doutora em história das ciências pela UNICAMP. Professora efetiva do departamento de física da universidade estadual da Paraíba e líder do grupo de história da ciência e ensino (GHCEN) .

Downloads

Publicado

25-09-2023

Como Citar

VICENTE, Samira Arruda; SILVA, Ana Paula Bispo da. Não basta exibir, tem que questionar: a história do eletromagnetismo em vídeo numa abordagem investigativa . A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 230038–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.38. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/38. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Sala de Aula