Arte e literatura no ensino de física: Eco e Narciso
DOI:
10.59727/fne.v22i1.85Palavras-chave:
Capital Cultural, Mitologia, Ondulatória, Ondas SonorasResumo
O sucesso escolar dos estudantes depende de mais fatores do que a quantidade de conteúdos trabalhados em sala de aula. Conforme alguns estudos indicam, há relação, por exemplo, entre o desempenho dos estudantes no Enem e seu nível socioeconômico. Assim, este trabalho tem como objetivo ajudar a expandir o repertório profissional do docente, oferecendo uma alternativa de abordagem pedagógica que visa contribuir para enriquecer o capital cultural dos estudantes ao associar tópicos de artes, física e literatura mitológica. A partir da passagem mitológica que relata o encontro entre Eco e Narciso, são apresentadas sugestões de uso de obras de arte em que estejam representados conceitos de física ondulatória, em particular o eco. Propõe-se que durante as aulas os estudantes analisem e relacionem as representações com o entendimento físico convencional, e espera-se que, através de questionamentos e debates com os estudantes, eles tenham a oportunidade de construir diversas leituras acerca das diferenças entre o entendimento trazido pela física e as interpretações feitas pelos artistas, em sua licença criativa. O professor ocupa uma posição estratégica no processo de ensino-aprendizagem, sendo responsável pela escolha das abordagens utilizadas em sua prática profissional. É importante que possua um repertório variado de práticas pedagógicas, para que consiga dar conta das pressões a que está submetido em sua rotina profissional. A sala de aula pode ser um terreno fértil para a reflexão crítica sobre variados temas, de forma mais ampla, equipando os estudantes com ferramentas que os auxiliem a transitar por diferentes espaços sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 A Física na Escola
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Artigo de acesso livre sob licença Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)