Arte e literatura no ensino de física: Eco e Narciso

Autores

DOI:

10.59727/fne.v22i1.85

Palavras-chave:

Capital Cultural, Mitologia, Ondulatória, Ondas Sonoras

Resumo

O sucesso escolar dos estudantes depende de mais fatores do que a quantidade de conteúdos trabalhados em sala de aula. Conforme alguns estudos indicam, há relação, por exemplo, entre o desempenho dos estudantes no Enem e seu nível socioeconômico. Assim, este trabalho tem como objetivo ajudar a expandir o repertório profissional do docente, oferecendo uma alternativa de abordagem pedagógica que visa contribuir para enriquecer o capital cultural dos estudantes ao associar tópicos de artes, física e literatura mitológica. A partir da passagem mitológica que relata o encontro entre Eco e Narciso, são apresentadas sugestões de uso de obras de arte em que estejam representados conceitos de física ondulatória, em particular o eco. Propõe-se que durante as aulas os estudantes analisem e relacionem as representações com o entendimento físico convencional, e espera-se que, através de questionamentos e debates com os estudantes, eles tenham a oportunidade de construir diversas leituras acerca das diferenças entre o entendimento trazido pela física e as interpretações feitas pelos artistas, em sua licença criativa. O professor ocupa uma posição estratégica no processo de ensino-aprendizagem, sendo responsável pela escolha das abordagens utilizadas em sua prática profissional. É importante que possua um repertório variado de práticas pedagógicas, para que consiga dar conta das pressões a que está submetido em sua rotina profissional. A sala de aula pode ser um terreno fértil para a reflexão crítica sobre variados temas, de forma mais ampla, equipando os estudantes com ferramentas que os auxiliem a transitar por diferentes espaços sociais.

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Biografia do Autor

José Carlos Tenório, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Mestre em Ensino de Física pela UFF e doutorando em Ensino e História da Matemática e da Física pela UFRJ. Atualmente é Professor Docente I de Física na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Atua com pesquisa em Ensino de Física e Educação a Distância.

Antônio Carlos Fontes dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Professor Titular do Instituto de Física da UFRJ atuando nas áreas de Física Atômica e Molecular e Ensino de Física.

Márcio Velloso da Silveira, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialização em Ensino de Ciências e Biologia pela UFRJ, Mestrado Profissional em Ensino de Física pela UFRJ e Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física pela UFRJ. Atualmente é Professor Docente I de Física na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Atua com pesquisa em ensino de Físca e inclusão de estudantes com deficiências.

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Publicado

24-05-2024

Como Citar

TENÓRIO, José Carlos; SANTOS, Antônio Carlos Fontes dos; SILVEIRA, Márcio Velloso da. Arte e literatura no ensino de física: Eco e Narciso. A Física na Escola, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 230085, 2024. DOI: 10.59727/fne.v22i1.85. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/85. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos