A ludicidade e o ensino de Física: relato de experiência a partir de experimentos de baixo custo
DOI:
10.59727/fne.v22i1.137Palavras-chave:
Brincadeiras, Experimentação, Física, Gincana, CompetiçãoResumo
Mediante o ensino tradicional, os alunos no Ensino Médio apresentam dificuldades relacionadas ao formalismo matemático. O objetivo do trabalho foi desenvolver, com materiais de baixo custo, atividades lúdicas experimentais no ensino de física que permitam aos alunos ter contato com fenômenos físicos presentes em seu cotidiano, de modo que não apenas se informem sobre os conceitos, mas conheçam, instiguem, busquem e formulem hipóteses. Foram feitos uma divulgação e três encontros para aplicação da Gincana de Física e do jogo Afunda ou Boia em uma escola no município de Caicó/RN, em duas turmas do 9° ano. Após as atividades, os alunos demonstraram conhecimentos na área da mecânica, hidrostática, termodinâmica e eletricidade, sempre associando-os a seu cotidiano. Os alunos apresentaram preocupação em responder oralmente por meio da linguagem científica. Alguns conteúdos já haviam sido trabalhados em sala de aula, na disciplina de Ciências, mas acabaram sendo esquecidos na hora de responder aos questionamentos lançados. A curiosidade reinava entre os alunos durante as respostas, introduzindo a dúvida e despertando o interesse em manipular as atividades lúdicas e saber o motivo de aplicá-las em seu cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 A Física na Escola
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Artigo de acesso livre sob licença Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)