Aferição da velocidade do som no ar com aplicativos para smartphone e um Trombone de Quincke confeccionado com tubos e conexões de PVC

Autores

DOI:

10.59727/fne.v21i1.26

Palavras-chave:

Velocidade do som;, Interferência em ondas sonoras, Experimento

Resumo

O presente artigo descreve, de modo minucioso, a construção e a utilização de um interferômetro conhecido como trombone de Quincke, um aparato experimental idealizado para demonstrar a interferência entre ondas sonoras e determinar a velocidade do som no ar. O equipamento foi construído com materiais alternativos, como tubos e conexões de PVC e garrafa PET; e teve, como sensores, aparelhos celulares com aplicativos para emissão de frequência e captação de intensidade sonora. Os resultados obtidos para a velocidade do som no ar a partir do experimento proposto foram bastante satisfatórios, apresentando grande proximidade dos valores previstos em equações e apresentados na literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francigleison Jando Sousa Pontes, Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Maria Conceição de Araújo

Mestre em Ensino de Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e Graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Professor de Física da Rede Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

25-09-2023

Como Citar

PONTES, Francigleison Jando Sousa. Aferição da velocidade do som no ar com aplicativos para smartphone e um Trombone de Quincke confeccionado com tubos e conexões de PVC. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 230026–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.26. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/26. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Faça Você Mesmo