Aferição da velocidade do som no ar com aplicativos para smartphone e um Trombone de Quincke confeccionado com tubos e conexões de PVC

Autores/as

DOI:

10.59727/fne.v21i1.26

Palabras clave:

Velocidade do som;, Interferência em ondas sonoras, Experimento

Resumen

O presente artigo descreve, de modo minucioso, a construção e a utilização de um interferômetro conhecido como trombone de Quincke, um aparato experimental idealizado para demonstrar a interferência entre ondas sonoras e determinar a velocidade do som no ar. O equipamento foi construído com materiais alternativos, como tubos e conexões de PVC e garrafa PET; e teve, como sensores, aparelhos celulares com aplicativos para emissão de frequência e captação de intensidade sonora. Os resultados obtidos para a velocidade do som no ar a partir do experimento proposto foram bastante satisfatórios, apresentando grande proximidade dos valores previstos em equações e apresentados na literatura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francigleison Jando Sousa Pontes, Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Maria Conceição de Araújo

Mestre em Ensino de Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e Graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Professor de Física da Rede Estadual do Ceará.

Publicado

2023-09-25

Cómo citar

PONTES, Francigleison Jando Sousa. Aferição da velocidade do som no ar com aplicativos para smartphone e um Trombone de Quincke confeccionado com tubos e conexões de PVC. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 230026–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.26. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/26. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Faça Você Mesmo