Reflexões acerca de ambiguidades envolvendo o conceito de calor para subsidiar discussões em sala de aula

Autores/as

DOI:

10.59727/fne.v21i1.55

Palabras clave:

ambiguidades relacionadas ao calor, reflexões conceituais, implicações pedagógicas, Ensino Médio

Resumen

Trabalhos anteriores situaram determinadas dificuldades educacionais relacionadas ao conceito de calor ao levantarem aparentes ambiguidades conceituais existentes em livros de física básica comumente utilizados em anos iniciais de graduações, fornecendo reflexões qualitativas para subsidiar o professor em discussões em sala de aula. Continuando essa linha de raciocínio, o presente trabalho objetiva apresentar distintas reflexões a partir de outras ambiguidades aqui apontadas como contribuição aos subsídios educacionais sobre esse conceito fundamental em termodinâmica, de modo a caracterizar recomendações com linguagem conceitual consistente mediante implicações pedagógicas que serão estabelecidas e direcionadas ao nível médio de ensino. Espera-se que os cuidados apontados possibilitem inibir as ambiguidades conceituais aqui reunidas e atreladas à noção científica de calor, por vezes subestimada na classificação de um dos conceitos físicos mais difíceis tanto de ser ensinado como de ser aprendido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Osmar Henrique Moura da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Doutor em Educação para a Ciência pela UNESP de Bauru-SP (2008). Realiza pesquisas em Instrumentação para o Ensino de Física, divulga propostas de equipamentos inovadores aos ambientes/centros de educação não formal (MCTs), e realiza pesquisas com referenciais da História e Filosofia da Ciência, racionalidade e pensamento crítico, para contribuir à educação científica.

Ricardo Vignoto Fernandes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Doutor em Física pela UEL, especialista em ensino na docencia pela Unicesumar. Professor do Departamento de Física da UEL.

Publicado

2023-06-19

Cómo citar

SILVA, Osmar Henrique Moura da; FERNANDES, Ricardo Vignoto. Reflexões acerca de ambiguidades envolvendo o conceito de calor para subsidiar discussões em sala de aula. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 221013–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.55. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/55. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Artigos