Nikola Tesla e a construção de uma mini bobina em sala de aula

• Juliane Souza de Oliveira julianesouzaoliveira@gmail.com
    Escola de Educação Básica Pedro Simon, Ermo, SC, Brasil
  • Felipe Damasio felipedamasio@ifsc.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Araranguá, SC, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4539-7139
  • Danielle Amanda Raimunda da Silva danielle.silva@ifsc.edu.br

Partindo do pressuposto de que o ensino básico tradicional tem se mostrado pouco eficaz na perspectiva de apropriação dos conteúdos estudados somente nos livros didáticos, esse artigo sugere a utilização de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) em qualquer nível de ensino. As UEPS foram propostas por Moreira como sequências didáticas fundamentadas, principalmente, na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Segundo Moreira, as UEPS podem ser organizadas seguindo aspectos sequenciais. Com base nesses aspectos é que se desenvolveu a UEPS “A física envolvida no experimento da bobina de Tesla em sala de aula”, que é formada por apresentações de slides, atividades experimentais, vídeo e roteiro experimental que perpassam as discussões. Assim, neste trabalho, buscou-se também pesquisar e desenvolver experimentos didáticos que discutam história e filosofia da ciência e elaborar material instrucional para ser utilizado por professores de todos os níveis de ensino.

2024-05-24

OLIVEIRA, Juliane Souza de; DAMASIO, Felipe; SILVA, Danielle Amanda Raimunda da. Nikola Tesla e a construção de uma mini bobina em sala de aula. A Física na Escola, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 230031, 2024. DOI: 10.59727/fne.v22i1.31. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/31. Acesso em: 5 oct. 2024.