Viabilidade da medição de g por um aparato peculiar no Ensino Médio
DOI:
10.59727/fne.v23i1.260Palabras clave:
aceleração da gravidade, experimento mecânico alternativo, proposta de aplicação, teoria dos erros, concepção ingênua da medida únicaResumen
O valor de g, referente à aceleração da gravidade, inclui-se em diversas equações físicas, sendo apresentado aos alunos logo no primeiro ano do Ensino Médio conforme notável tradição que os currículos trazem, majoritariamente, de inaugurar o ensino da física pelos conceitos da mecânica. Objetiva-se aqui caracterizar uma proposta de obtenção mediante um aparato peculiar, de custo reduzido e fácil manuseio procedimental à aquisição dos dados. Dentro dessa proposta, defende-se ainda o emprego de um procedimento experimental para subsidiar a superação da concepção ingênua dos alunos de medida única a partir da resultante representação imagética com distribuição das marcações. Esse procedimento, que determina lançamentos do peso sempre de uma mesma posição inicial, é comparado com outro procedimento mais convencional em que posições iniciais aleatórias desse lançamento seguem realiza das para obtenção do valor médio experimental de g pelos alunos. Como resultado, compatibiliza-se a teoria dos erros de forma pragmática a esse grau escolar com estratégia didática de “ilustração da teoria”, atrelando satisfatório erro experimental relativamente ao valor de g local. Espera-se que a viabilidade da proposta, assim contextualizada no processo educacional em carácter de ensaio, venha a ser uma alternativa cativante para o professor interessado em tal medição com os alunos.
Descargas
Citas
F.M.L. Souza, S.C. Cardoso, Revista Brasileira de Ensino de Física 42, e-20200202 (2020). doi https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0202
M. El Hadi, A. El Moussaouy, A. Ouariach, R. Essaadaoui, A. Hachmi, e cols, Physics Education 55, 055027 (2020). doi https://doi.org/10.1088/1361-6552/aba12f
O.D. Castilho, D.L. Oliveira, M.V.G. Dutra, Experiências em Ensino de Ciências. 15, 247 (2020). Disponível em https://www.fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/781, acesso em 22/10/2024.
C. Sirisathitkul, P. Glawtanongi, T. Eadkongi, Y. Sirisathitkul, Revista Brasileira de Ensino de Física 25, e-1504 (2013). doi https://doi.org/10.1590/S1806-11172013000100020
R.M. Eisberg, L.S. Lerner. Física - Fundamentos e Aplicações, Volume 1 (McGraw-Hill do Brasil, São Paulo, 1982), p. 598.
V. Oliveira, Physics Education 51, 063007 (2016). doi https://doi.org/10.1088/0031-9120/51/6/063007
C.R. Cunha, L.A. Vidal, G.T. Silva, R.S. Pereira, R.S.R. Silva, e cols, Ciência e Natura 42, e1 (2020). doi https://doi.org/10.5902/2179460X40673
D.F. Jardim, A.F. Brito, C.T. Martins, I.B. Neurmann, L.L. Alvers, e cols, Revista Vozes dos Vales 12, e1 (2017). Disponível em site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2017/08/Deborah0108.pdf, acesso em 22/10/2024.
E. Fontana, C. Yeung, J.C. Hall, The Physics Teacher 58, 338 (2020). doi https://doi.org/10.1119/1.5145530
O.H.M. Silva, C.E. Laburú, Semina – Ciências Exatas e Tecnológicas 30, 99 (2009). Disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/semexatas/article/view/1915/4109, acesso em 22/10/2024.
FUNBEC. Laboratório Portátil de Física (2° Grau): Manual de Experimentos Para o Professor (Edart, São Paulo, 1977), p. 165.
O.H.M. Silva, C.E. Laburú, S. Camargo, A.A.C. Christófalo, Acta Scientiae 21, 110 (2019). doi https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v21iss2id4695
A. Buffler, S. Allie, F. Lubben, B. Campbell, International Journal of Science Education 23, 1137 (2001). doi https://doi.org/10.1080/09500690110039567
W. Lopes, Caderno Brasileiro de Ensino de Física 25, 561 (2008). Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2008v25n3p561, acesso em 22/10/2024.
S.H.B. Arenales, J.A. Salvador. Cálculo Numérico: Uma abordagem para o Ensino a Distância (EdUFSCar, São Carlos, 2010).
O.H.M. Silva, Ciências & Ideias 14, e23142237 (2023). doi https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2237
D. Halliday, R. Resnick, J. Walker. Fundamentos da Física, Volume 2: Gravitação, Ondas e Termodinâmica (LTC, Rio de Janeiro, 2018).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 A Física na Escola

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.
Artigo de acesso livre sob licença Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)