Dissolução de NaOH em água: experimentação como proposta de abordagem interdisciplinar para Física e Química no Ensino Médio utilizando ensino por investigação

Autores/as

  • Kariny de Fátima Xavier Pereira kafaxape@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim https://orcid.org/0009-0006-0042-1253
  • Paulo José Pereira de Oliveira paulojoseo@ifes.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim https://orcid.org/0000-0003-3376-2856

DOI:

10.59727/fne.v23i1.106

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, Física, Química, ensino por investigação, Hidróxido de Sódio

Resumen

A interdisciplinaridade é uma ideia amplamente discutida no ensino de ciências naturais. Esse conceito é considerado positivo pelos professores, pois representa uma ponte para o melhor entendimento das disciplinas entre si. Com o objetivo de contribuir para a interdisciplinaridade em sala de aula, este trabalho apresenta uma sequência didática por meio de um experimento de baixo custo envolvendo a dissolução do hidróxido de sódio (NaOH), conhecido comercialmente como soda cáustica, em água, utilizando como base da metodologia ativa o ensino por investigação. A proposta representa uma estratégia didática para a aprendizagem de conceitos como entalpia, temperatura, calor específico, calor latente, equações e reações químicas. Além disso, permite trabalhar a dimensão socioemocional dos alunos e incentivar o protagonismo estudantil. Por ser de baixo custo e fácil montagem, também pode servir como alternativa de atividade prática para os professores em situações de ausência de laboratórios e pouco tempo para a preparação das aulas.

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Biografía del autor/a

Kariny de Fátima Xavier Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim

Licenciada em Física pela UENF (2020), mestra em Física pela UFRJ (2024). Especialista em Ensino de Ciências com Ênfase em Física pelo IFES (2023).

Paulo José Pereira de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim

Bacharel em Física pela UFV (2004) e licenciado pelo São Camilo (2010), com mestrado e doutorado em Física pela UFES (2004-2010). É especialista em Ensino de Nanociência e Nanotecnologia pela UFN (2021) e Educação Digital pela UniSENAI (2023). Professor do IFES/Campus Cachoeiro de Itapemirim desde 2010, dedica-se a projetos de pesquisa e orientação de estudantes nas áreas de nanociência e ensino de Física.

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Publicado

2025-05-20

Cómo citar

PEREIRA, Kariny de Fátima Xavier; OLIVEIRA, Paulo José Pereira de. Dissolução de NaOH em água: experimentação como proposta de abordagem interdisciplinar para Física e Química no Ensino Médio utilizando ensino por investigação. A Física na Escola, [S. l.], v. 23, n. 1, p. e230106, 2025. DOI: 10.59727/fne.v23i1.106. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/106. Acesso em: 22 may. 2025.

Número

Sección

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