GPS, sistema de coordenadas geográficas e estudo experimental da cinemática do movimento retilíneo

Autores

DOI:

10.59727/fne.v21i1.51

Palavras-chave:

GPS, cinemática, movimento retilíneo, aquisição e análise de dados

Resumo

Neste trabalho é apresentado um experimento para o estudo da cinemática do movimento retilíneo para os ensinos Fundamental e Médio. A coleta de dados é feita com o sensor GPS de um smartphone segundo o sistema de coordenadas geográficas, demandando conversão para o sistema cartesiano ortogonal tridimensional. O tratamento e a análise dos dados são feitos por meio de um programa próprio desenvolvido em Python, que faz a conversão entre os sistemas de coordenadas, organiza os dados e mostra os gráficos característicos referentes à cinemática do movimento. Esse experimento deve ser realizado ao ar livre e descrevendo uma trajetória retilínea usando, por exemplo, uma bicicleta. Os resultados obtidos para o módulo do deslocamento apresentam bom acordo com os obtidos através do Google Maps e com a ferramenta “Calculadora geográfica” do INPE.

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Biografia do Autor

Antonio Augusto Soares, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Bacharel em Física pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (1999) e Mestre em Física pelo Instituto de Física Gleb Wataghin - Unicamp (2002). Possui doutorado pelo mesmo instituto, na área de física atômica (teoria). Tem experiência na área de Física Atômica (teoria), atuando principalmente nos seguintes temas: interação radiação com a matéria, transparência eletromagneticamente induzida (EIT), aprisionamento coerente de população (CPT), propagação de pulsos ultracurtos (pulsos de femtosegundos) e efeitos de acúmulo de excitação em sistemas atômicos.

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Publicado

19-06-2023

Como Citar

SOARES, Antonio Augusto. GPS, sistema de coordenadas geográficas e estudo experimental da cinemática do movimento retilíneo. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 220809–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.51. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/51. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Novas Tecnologias no Ensino de Física