Estudando a composição aditiva de cores com o Arduino
DOI:
10.59727/fne.v23i1.222Palavras-chave:
Composição das cores, Arduino, Sensor de cores, TDICResumo
Apresentamos uma proposta de experimento para o estudo da composição aditiva das cores junto a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio. Um sensor de cor e um LED RGB endereçável são conectados a uma placa Arduino Nano, permitindo identificar a tríade RGB da cor de um objeto. Os estudantes controlam o experimento por meio de um programa de computador desenvolvido em C# que se comunica com o Arduino, conferindo um caráter inovador e interativo ao experimento. No experimento, os estudantes podem detectar a cor de diferentes objetos e observá-las reproduzidas, simultaneamente, pelo LED RGB endereçável e na tela do computador, por meio de uma interface gráfica amigável. Além disso, podem compor, de forma aditiva, uma nova cor a partir de duas cores previamente detectadas, verificando a quantidade das cores primárias nas cores obtidas e, assim, compreender a formação das cores por meio do processo aditivo, processo este similar ao que ocorre com o olho humano.
Downloads
Referências
A. Pusch, M.S. Ubben, D. Laumann, S.H. Heusler, Physics Education 56, 045001 (2021).
F.L. Fernández-Soriano, B. López, R. Martínez-España, A.M. Cantabella Sensors 19, 3226 (2019).
Brasil, Base Nacional Comum (MEC, Brasília, 2018).
H.M. Nieh, H.Y. Chen, The Physics Teacher 61, 133 (2023).
P.S. Carvalho, M. Hahn, The Physics Teacher 54, 244 (2016).
G. Planinsic, The Physics Teacher 42, 138 (2004).
F. Ruiz, M.J. Ruiz, The Physcis Teacher 53, 423 (2015).
D. Parker, Sensation and Perception (SAGE Publications, Los Angeles, 2019).
K. Yurumezoglu, Physics Education 55, 025008 (2020).
L.F. Santos, C.J. Pereira, Revista Brasileira de Ensino de Física 35, 2314 (2013).
D. Malacara, Color Vision and Colorimetry: Theory and Applications (SPIE, Bellingham, 2011), 2nd ed.
H.W. Chen, J.H. Lee, B.Y. Lin, S. Chen, S.T. Wu, Light: Science & Applications 7, 17168 (2018).
M.D. Hahn, P S. Carvalho, F.A. Cruz, Physics Education 58, 065020 (2023).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 A Física na Escola

Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Artigo de acesso livre sob licença Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)