Construção do pífano como proposta para o ensino de física e música

Autores

  • Marcondes Menezes de Melo marcondesmelomelod@hotmail.com
    Escola de artes Mossoró-RN
  • Carlos Alberto dos Santos cs.ufrgs@gmail.com
    Universidade Federal Rural do semi-Árido (Ufersa) / Professor visitante
  • Gustavo de Oliveira Gurgel Rebouças gustavoreboucas@ufersa.edu.br
    Universidade Federal Rural do semi-Árido (UFERSA) https://orcid.org/0000-0002-9162-9597
  • Jusciane da Costa e Silva jusciane@ufersa.edu.br
    Universidade Federal Rural do semi-Árido (UFERSA) https://orcid.org/0000-0002-1442-1629

DOI:

10.59727/fne.v22i1.188

Palavras-chave:

pífano, música, ensino de física

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma sugestão de gabarito para a construção de um pífano, utilizando conhecimentos físicos para uma aula prática de física e música. A construção pode ser realizada em sala, desde que os alunos tenham idade e habilidade para manusear ferramentas de forma segura. A construção artesanal de pífanos está associada ao comprimento da flauta e à distribuição dos furos na mesma. Os pífanos podem ser construídos com tubos de PVC ou mesmo de taquara. O pífano construído utilizou material de PVC e tem frequência Dó, 523 Hz, como afinação fundamental para o comprimento de 30,07 cm. A separação entre os furos responsáveis pelas notas musicais apresenta uma boa oportunidade para explicar a formação da escala, além de estudar conceitos como frequência, período, velocidade do som e comprimento de onda, experimentalmente.

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Biografia do Autor

Marcondes Menezes de Melo, Escola de artes Mossoró-RN

Professor de artes da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, professor de música da escola de artes Mossoró-RN. Graduado em Música pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e especialista em Arte-Educação com ênfase em música

Carlos Alberto dos Santos, Universidade Federal Rural do semi-Árido (Ufersa) / Professor visitante

Professor Visitante da Universidade Federal Rural do semi-Árido (Ufersa)

Gustavo de Oliveira Gurgel Rebouças, Universidade Federal Rural do semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Física pela UFRN. Mestre em Física pela UFRN. Graduado em Física pela UERN. Docente associado do Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação na UFERSA, Atua no Mestrado Profissional em Ensino de Física, MNPEF- polo 9.

 

 

Jusciane da Costa e Silva, Universidade Federal Rural do semi-Árido (UFERSA)

Doutora em Física pela UFC. Mestra em Física pela UFC. Graduada em Física pela UERN. Docente associada do Departamento de Ciências Naturais, Matemática e Estatística na UFERSA. Atua no Mestrado Profissional em Ensino de Física, MNPEF- polo 9.

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Publicado

23-08-2024

Como Citar

MELO, Marcondes Menezes de; SANTOS, Carlos Alberto dos; REBOUÇAS, Gustavo de Oliveira Gurgel; COSTA E SILVA, Jusciane da. Construção do pífano como proposta para o ensino de física e música. A Física na Escola, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 240188, 2024. DOI: 10.59727/fne.v22i1.188. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/188. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

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