Flauta de uma nota só: medindo a velocidade do som

Autores

DOI:

10.59727/fne.v21i1.52

Palavras-chave:

velocidade do som, onda estacionária, acústica

Resumo

Este trabalho propõe um experimento didático de ondas estacionárias mediante o uso de tubos sonoros que, dependendo de como soprados, emitem uma nota musical. Esse som pode ser analisado com o uso de um osciloscópio e um afinador, que podem ser facilmente acessados por meio de computadores e celulares, possibilitando a caracterização do comportamento da onda estacionária excitada no interior do tubo e, consequentemente, a obtenção da velocidade do som no ar. Para a execução do experimento foram utilizados três diferentes materiais para a confecção da flauta de uma nota só: o bambu, o PVC e o alumínio. Portanto, essa proposta é uma alternativa empírica de introdução a assuntos relacionados a ondas e acústica em salas de aula para obtenção de parâmetros físicos relevantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo de Oliveira Gurgel Rebouças, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido UFERSA - Campus Angicos. Membro do corpo docente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - UFERSA.

Jusciane da Costa e Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutorado em Física (2008) pela Universidade Federal do Ceará, onde também concluiu o mestrado (2004). Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2002). Professora Adjunta na universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Downloads

Publicado

19-06-2023

Como Citar

REBOUÇAS, Gustavo de Oliveira Gurgel; COSTA E SILVA, Jusciane da. Flauta de uma nota só: medindo a velocidade do som. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 220910–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.52. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/52. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Faça Você Mesmo