O simulador conservação de energia mecânica – SimuFísica
DOI:
10.59727/fne.v22i1.173Palavras-chave:
simulador, aplicativo, conservação de energia, energia cinética, energia potencialResumo
Atualmente, os benefícios do uso de simulações computacionais no ambiente escolar são amplamente reconhecidos pelos educadores. O incentivo ao uso dessas simulações nas salas de aula é respaldado pela Base Nacional Comum Curricular, um documento normativo que define as aprendizagens essenciais para a educação básica. Este artigo concentra-se na exploração do simulador Conservação de Energia Mecânica, um simulador gratuito desenvolvido com o propósito de ilustrar as transformações entre as energias cinética, potencial gravitacional e potencial elástica. Esse aplicativo faz parte do SimuFísica, um software multilíngue e multiplataforma que oferece simuladores computacionais para o ensino de física que funcionam tanto on-line quanto off-line. Ao longo do artigo, são apresentados de maneira objetiva algumas características da plataforma SimuFísica e os detalhes do funcionamento do simulador Conservação de Energia Mecânica. Dois exemplos ilustrativos são apresentados, demonstrando o aplicativo em ação na resolução de problemas de mecânica.
Downloads
Referências
J.B. Silva, G.L Sales, J.B. Castro, Rev. Bras. Ensino Fís. 41, e20180309 (2019). http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2018-0309
D.F. Barringer, J.D. Plummer, J. Kregenow, C. Palma, Phys. Rev. Phys. Educ. Res. 14, 010140 (2018). https://doi.org/10.1103/PhysRevPhysEducRes.14.010140
A. Jimoyiannis, V. Komis, Computers & Education 36, 183 (2001). https://doi.org/10.1016/S0360-1315(00)00059-2
J.F. Mendes, I.F. Costa e C.M.S.G. de Sousa, Rev. Bras. Ensino Fís. 34, 2402 (2012). https://doi.org/10.1590/S1806-11172012000200011
S.A. Travain, A. Assis, J.L. Cindra, Caderno Brasileiro de Ensino de Física 35, 518 (2018). https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p518
PhET - Energia na Pista de Skate. Disponível em https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/energy-skate-park. Acesso em: 23 fev. 2024.
Brasil, Base Nacional Comum Curricular (MEC, Brasília, 2018). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 23 Fev. 2024.
SimuFísica. Disponível em https://simufisica.com/. Acesso em: 23 fev. 2024.
M.P.M. de Souza, S.P. Oliveira, V.L. Luiz, Rev. Bras. Ensino Fís. 46, e20230219 (2024). https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2023-0219
C.M. Oliveira, Ensino da temática energia com três aplicativos da plataforma SimuFísica no Novo Ensino Médio. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023. https://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4248
M.P.M. de Souza, Movimento de uma partícula em uma trajetória unidimensional. In: Blog do SimuFísica. Disponível em https://simufisica.com/blog/movimento-de-uma-particula-em-uma-trajetoria-unidimensional. Acesso em 26 fev. 2024.
W.H. Press, Numerical Recipes in C: The Art of Scientific Computing (Cambridge University Press, New York, 2007), 3ª ed. https://books.google.com.br/books/about/Numerical_Recipes_3rd_Edition.html?id=1aAOdzK3FegC
M.P.M. de Souza, Conservação de energia. In: Blog do SimuFísica. Disponível em https://simufisica.com/blog/conservacao-de-energia. Acesso em 26 fev. 2024.
C. Petrov, I. Ivanov, Techjury.net (2024). Disponível em https://techjury.net/blog/mobile-vs-desktop-usage. Acesso em: 26 fev. 2024.
D.M. Jaime, A.A Leonel, Rev. Bras. Ensino Fís. 46, e20230309 (2024). https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2023-0309.
A.P.P. Matos, M.A.E. Santo, P.V.S. Souza, A Física na Escola 21, 230001-1 (2023). https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 A Física na Escola
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Artigo de acesso livre sob licença Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)