O simulador conservação de energia mecânica – SimuFísica

Autores

DOI:

10.59727/fne.v22i1.173

Palavras-chave:

simulador, aplicativo, conservação de energia, energia cinética, energia potencial

Resumo

Atualmente, os benefícios do uso de simulações computacionais no ambiente escolar são amplamente reconhecidos pelos educadores. O incentivo ao uso dessas simulações nas salas de aula é respaldado pela Base Nacional Comum Curricular, um documento normativo que define as aprendizagens essenciais para a educação básica. Este artigo concentra-se na exploração do simulador Conservação de Energia Mecânica, um simulador gratuito desenvolvido com o propósito de ilustrar as transformações entre as energias cinética, potencial gravitacional e potencial elástica. Esse aplicativo faz parte do SimuFísica, um software multilíngue e multiplataforma que oferece simuladores computacionais para o ensino de física que funcionam tanto on-line quanto off-line. Ao longo do artigo, são apresentados de maneira objetiva algumas características da plataforma SimuFísica e os detalhes do funcionamento do simulador Conservação de Energia Mecânica. Dois exemplos ilustrativos são apresentados, demonstrando o aplicativo em ação na resolução de problemas de mecânica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Polo Moreno de Souza, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com pós-doutorado no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), na França. É professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Ji-Paraná. Desenvolvedor do SimuFísica (simufisica.com), plataforma de simuladores voltados para o ensino de Física, e do ALT (legibilidade.com), ferramenta pioneira na análise da legibilidade de textos em língua portuguesa.

Cristiane Mara Oliveira, Secretaria de Estado da Educação de Rondônia - SEDUC/RO

Mestra em Ensino de Física pelo Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Polo 05, Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná. Licenciada em Química pela FAEMA e Bacharela em Ciências Contábeis pela UNICENTRO.

Rhakny Patryky Peixoto Araújo, Universidade Federal de Rondônia/Departamento de Física

Bacharel em Física pela Universidade Federal de Rondônia, dedicado à educação e à escrita de ficção científica. Como educador, desenvolve conteúdos didáticos para o ensino médio, focando em eletricidade e termodinâmica. Paralelamente, escreve histórias que exploram viagens no tempo e dilemas éticos, sendo O Último Ciclo seu projeto mais recente. Apaixonado por ciência, busca engajar seu público com abordagens criativas e rigor acadêmico.

Referências

J.B. Silva, G.L Sales, J.B. Castro, Rev. Bras. Ensino Fís. 41, e20180309 (2019). http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2018-0309

D.F. Barringer, J.D. Plummer, J. Kregenow, C. Palma, Phys. Rev. Phys. Educ. Res. 14, 010140 (2018). https://doi.org/10.1103/PhysRevPhysEducRes.14.010140

A. Jimoyiannis, V. Komis, Computers & Education 36, 183 (2001). https://doi.org/10.1016/S0360-1315(00)00059-2

J.F. Mendes, I.F. Costa e C.M.S.G. de Sousa, Rev. Bras. Ensino Fís. 34, 2402 (2012). https://doi.org/10.1590/S1806-11172012000200011

S.A. Travain, A. Assis, J.L. Cindra, Caderno Brasileiro de Ensino de Física 35, 518 (2018). https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p518

PhET - Energia na Pista de Skate. Disponível em https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/energy-skate-park. Acesso em: 23 fev. 2024.

Brasil, Base Nacional Comum Curricular (MEC, Brasília, 2018). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 23 Fev. 2024.

SimuFísica. Disponível em https://simufisica.com/. Acesso em: 23 fev. 2024.

M.P.M. de Souza, S.P. Oliveira, V.L. Luiz, Rev. Bras. Ensino Fís. 46, e20230219 (2024). https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2023-0219

C.M. Oliveira, Ensino da temática energia com três aplicativos da plataforma SimuFísica no Novo Ensino Médio. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023. https://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4248

M.P.M. de Souza, Movimento de uma partícula em uma trajetória unidimensional. In: Blog do SimuFísica. Disponível em https://simufisica.com/blog/movimento-de-uma-particula-em-uma-trajetoria-unidimensional. Acesso em 26 fev. 2024.

W.H. Press, Numerical Recipes in C: The Art of Scientific Computing (Cambridge University Press, New York, 2007), 3ª ed. https://books.google.com.br/books/about/Numerical_Recipes_3rd_Edition.html?id=1aAOdzK3FegC

M.P.M. de Souza, Conservação de energia. In: Blog do SimuFísica. Disponível em https://simufisica.com/blog/conservacao-de-energia. Acesso em 26 fev. 2024.

C. Petrov, I. Ivanov, Techjury.net (2024). Disponível em https://techjury.net/blog/mobile-vs-desktop-usage. Acesso em: 26 fev. 2024.

D.M. Jaime, A.A Leonel, Rev. Bras. Ensino Fís. 46, e20230309 (2024). https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2023-0309.

A.P.P. Matos, M.A.E. Santo, P.V.S. Souza, A Física na Escola 21, 230001-1 (2023). https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/1.

Downloads

Publicado

21-10-2024

Como Citar

SOUZA, Marco Polo Moreno de; OLIVEIRA, Cristiane Mara; ARAÚJO, Rhakny Patryky Peixoto. O simulador conservação de energia mecânica – SimuFísica. A Física na Escola, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 240173, 2024. DOI: 10.59727/fne.v22i1.173. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/173. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Novas Tecnologias no Ensino de Física