Simulações Computacionais do software GeoGebra para o ensino das leis de Kepler

Autores

DOI:

10.59727/fne.v21i1.1

Palavras-chave:

software GeoGebra, leis de Kepler, ensino de física

Resumo

O uso de simulações computacionais é uma estratégia eficaz para abordagem de diversos conteúdos em física e astronomia, tendo em vista as possibilidades que computadores, tablets e smartphones podem oferecer ao ensino de ciências. Neste artigo são descritas simulações computacionais construídas no GeoGebra para o ensino das leis de Kepler. As simulações foram construídas com as excentricidades originais dos oito planetas do sistema solar, permitindo o estudo das órbitas e das características geométricas das elipses, a comparação da órbita de baixa excentricidade dos planetas com a órbita de alta excentricidade de um cometa, a constatação da variação da velocidade orbital, o estudo da velocidade orbital de um exoplaneta e o estudo da lei dos períodos. As simulações são autoexplicativas, não necessitando de conhecimento prévio para serem utilizadas. Elas foram elaboradas para o ensino remoto emergencial durante a pandemia da covid-19, sendo utilizadas por seis turmas de Ensino Médio, o que proporcionou um ensino mais lúdico e interativo. Os resultados obtidos com uma utilização piloto das simulações sugerem que as mesmas permitem uma abordagem mais rica e estimulante para os alunos, facilitando o aprendizado e potencializando a participação e o interesse da turma.

 

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Biografia do Autor

Ana Patrícia de Matos, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Ciep 295 Profº Glória Roussim Guedes Pinto

Professora da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), com experiência no ensino de Matemática e de Física. É Mestra em Ensino de Física (2021) pela Universidade Federal Fluminense (MNPEF/UFF). Especialista em Psicopedagogia e Orientação Educacional (2007) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Licenciada em Matemática (2000) pela Universidade Geraldo Di Biase. Tem experiência na elaboração de Materiais Curriculares. Atuou como como professora supervisora do PIBID (IFRJ) no CIEP 295 Professora Glória Roussim Guedes Pinto (Volta Redonda).

Marco Aurélio do Espírito Santo, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro

É bacharel e mestre em física pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutor em Geofísica pelo Observatório Nacional (ON). É professor do ensino técnico e tecnológico do Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Volta Redonda onde atua na formação inicial e continuada de professores de física e matemática. Coordena o projeto de residência pedagógica CAPES do curso de licenciatura em física do campus Volta Redonda. É professor do curso de mestrado profissional no ensino de física, MNPEF. Atua como avaliador de cursos e instituições de ensino superior fazendo parte do cadastro de avaliadores do INEP/MEC. Tem formação em EAD tendo atuado como tutor no curso de licenciatura em física do consórcio CEDERJ. Foi coordenador do curso de licenciatura em física do IFRJ campus Volta Redonda e também coordenador do projeto institucional de iniciação à docência (PIBID/CAPES). Realizou estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal de Itajubá.

Paulo Victor Santos Souza, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), mestrado em ensino de física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em física pela Universidade Federal Fluminense (2016). Possui também MBA em gestão de negócios pela Universidade de São Paulo (2020). É membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). É professor associado II do Instituto Federal do Rio Janeiro. Participou, entre 2012 e 2016, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Sistemas Complexos, do CNPq. É docente no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física. Tem interesse sistemas complexos, teoria de jogos evolucionários, redes complexas, ensino de física, STEM, modelagem científica aplicada ao ensino e formação de professores.

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Publicado

08-12-2023

Como Citar

MATOS, Ana Patrícia de; ESPÍRITO SANTO, Marco Aurélio do; SOUZA, Paulo Victor Santos. Simulações Computacionais do software GeoGebra para o ensino das leis de Kepler. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 230001–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.1. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/1. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Novas Tecnologias no Ensino de Física