Física e cerveja: aprendendo sobre termologia e calorimetria em uma cervejaria

Autores

DOI:

10.59727/fne.v22i1.88

Palavras-chave:

Ensino Médio, Termologia, Calorimetria, Microcervejaria

Resumo

Ciência e tecnologia estão intimamente relacionadas na sociedade contemporânea, e o ensino das ciências deve permitir ao estudante compreender o mundo que o cerca. A produção de cerveja, cada vez mais presente na vida e na economia brasileira, envolve diversos conceitos científicos. O objetivo deste trabalho foi analisar as contribuições de uma atividade didática baseada na produção de cerveja para o ensino, a aprendizagem e a contextualização de conteúdos de física. A pesquisa foi organizada em: pesquisa exploratória, com revisão bibliográfica e pesquisa de campo; pesquisa descritiva, com a sistematização de conceitos de física, e pesquisa propositiva, com a elaboração, aplicação e análise da atividade didática. Os resultados revelam que os estudantes relacionaram fenômenos e grandezas físicas com o processo de fabricação da cerveja, contribuindo para a efetiva aprendizagem dos conteúdos, dando-lhes significado no mundo vivenciado e permitindo a contextualização dos princípios científicos discutidos na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Alves Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Sertãozinho.

Doutora em Biologia Comparada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Professora visitante do Instituto Federal de São Paulo - Campus Sertãozinho.

André Luis Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Sertãozinho.

Doutor (2019) e mestre (2014) em Engenharia Elétrica na área de Concentração de Sistemas Dinâmicos pela Universidade de São Paulo (USP), graduação em Engenharia Mecatrônica (2007) pela Universidade de São Paulo (USP). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), desenvolve pesquisas nas áreas de diagnóstico inteligente de falhas em máquinas rotativas, redes de comunicação industrial, ferramentas de machine learning e cloud computing, e produção de recursos educacionais para EPT.

Riama Coelho Gouveia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Sertãozinho.

Doutora em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Mestre em Ensino de Ciências Exatas - Física pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Possui graduação em Física (Licenciatura) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (2005). Desde 2008 é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Sertãozinho. Tem experiência na área de Física e Ensino de Física.

Downloads

Publicado

07-06-2024

Como Citar

MARTINS, Giselle Alves; DIAS, André Luis; GOUVEIA, Riama Coelho. Física e cerveja: aprendendo sobre termologia e calorimetria em uma cervejaria. A Física na Escola, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 230088, 2024. DOI: 10.59727/fne.v22i1.88. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/88. Acesso em: 28 jan. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Sala de Aula