Explorando a acústica com o violão e o Phyphox: uma abordagem prática para o ensino de física

Autores

DOI:

10.59727/fne.v23i1.215

Palavras-chave:

instrumento musical, ondas estacionárias, aplicativo, autocorrelação

Resumo

Facilitar o entendimento da física tem sido um desafio constante ao longo do tempo, exigindo cada vez mais a busca por maneiras de tornar o aprendizado de física mais acessível. Neste trabalho, nosso objetivo é demonstrar a física teórica e experimental das ondas estacionárias. Para isso, utilizamos uma abordagem inovadora que combinou um instrumento musical amplamente conhecido, o violão, com o aplicativo PhyPhox, que permite a realização de experimentos de física por meio dos sensores presentes em smartphones. Realizando o experimento de autocorrelação de áudio disponível no aplicativo, os resultados obtidos mostraram-se satisfatórios, com as frequências medidas para cada nota muito próximas das esperadas em uma escala temperada. A análise dessas frequências possibilitou o cálculo da velocidade de propagação das ondas nas cordas do violão, um valor relevante que está diretamente relacionado à tensão e à densidade linear de cada corda. Observou-se que as cordas mais grossas geram sons mais graves devido à menor velocidade de propagação, enquanto as cordas mais finas produzem sons mais agudos. Além disso, as variações nas intensidades dos picos de autocorrelação sugerem flutuações no som, refletindo o comportamento realista de atenuação do som ao longo do tempo

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Biografia do Autor

Nicolas Neves de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduado em Física Licenciatura pelo Instituto de Física da UFMT em 2024. Durante os cinco anos de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica e Extenção Tecnológica pela UFMT/CNPq e FAPEMAT, participando ativamente em projetos como "Monitorando o Clima/UFMT", "Show de Física/UFMT" e "FabFisLab/UFMT", onde também desenvolveu atividades voluntárias. Possui certificação completa em inglês pela Fisk. Atualmente, é aluno de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental (PPGFA) da UFMT.

João Basso Marques, Instituto de Física, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil.

Possui graduação em Física (UFMT), mestrado em Física (IFUSP), Doutorado em Física (UFMT), exerceu função de Físico do grupo EUV na linha SXS no LNLS - Laboratório Nacional de Luz Sincrotron por 3 anos, atuando como Físico de Linha com as técnicas (XANES, XAFS, TEY, XPS, UPS, XPD, XAS), Pós-doc (PNPD-CAPES) (UFMT) e colaborações em trabalhos de física da matéria condensada experimental. Atualmente é Professor Adjunto A1 do Instituto de Física da UFMT e membro docente efetivo do PPGFA-UFMT.

Leone Francisco Amorim Curado, Instituto de Física, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil.

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Mestrado em Física Ambiental (2011) e Doutorado em Física Ambiental (2013) pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Mato Grosso. Credenciado no Programa de Pós-graduação em Física Ambiental/UFMT.

Lucas Cardoso Ramos, Instituto de Física, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), mestrado em Física Ambiental pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Física Ambiental (PGFA) da UFMT, na linha de pesquisa Análise e Modelagem Microclimática e de Ecologia de Ecossistemas

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Publicado

12-05-2025

Como Citar

OLIVEIRA, Nicolas Neves de; MARQUES, João Basso; CURADO, Leone Francisco Amorim; RAMOS, Lucas Cardoso. Explorando a acústica com o violão e o Phyphox: uma abordagem prática para o ensino de física. A Física na Escola, [S. l.], v. 23, n. 1, p. e250215, 2025. DOI: 10.59727/fne.v23i1.215. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/215. Acesso em: 19 maio. 2025.

Edição

Seção

Novas Tecnologias no Ensino de Física