Palabras clave:

Física, Química, Interdisciplinaridade, Glicose.

O presente trabalho foi concebido na forma de uma Iniciação Científica Júnior com alunos do Ensino Médio. Trata-se de um experimento interdisciplinar entre Química e Física, de fácil reprodutibilidade e de baixo custo, que permitiu aos alunos aplicarem o conceito de refração – comumente trabalhado no Ensino Médio, como uma ferramenta eficaz para estimar a ordem de grandeza do volume molecular da glicose. Inicialmente foram preparadas soluções de glicose de 0,1 mol/L, 0,4 mol/L e 0,7 mol/L e, para a determinação do índice de refração de cada solução, foi utilizado um béquer provido de um cano PVC. Através dos estudos teóricos, os alunos determinaram o índice de refração a partir da divisão entre o valor da medida do diâmetro fora do tubo e dentro do tubo. Para a determinação dos valores dos diâmetros, os alunos posicionaram o celular e tiraram fotos do arranjo experimental. A determinação desses valores foi feita no PowerPoint, no qual é possível utilizar a ferramenta de setas para determinação do comprimento.  Os valores obtidos dos índices de refração, para cada uma das soluções, foram 1,315; 1,332 e 1,342, e estão de acordo com os valores esperados pela teoria. Por sua vez, os valores obtidos para os volumes moleculares, respectivamente para cada uma das soluções, foram satisfatórios, resultando em 1,38.10-23 cm³, 1,42.10-23 cm³ e 1,43.10-23 cm³, destacando-se que as ordens de grandeza calculadas estão dentro dos valores esperados pela teoria. O experimento em questão permitiu a vivência de alunos e professores de forma interdisciplinar, envolvendo os conhecimentos de Física e Química.

Biografía del autor/a

Livia Germano Roldan, Colégio Jandyra

Aluna do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Jandyra. Realizou intercâmbio de um ano nos EUA (2022 – 2023) sendo contemplada com bolsa de estudos devido aos destaques acadêmicos e interesse na área de pesquisa científica.

Edivaldo Luis de Souza, Colégio Jandyra

Mestre em Ciências dos Materiais pela UNICAMP, e professor de Química do Colégio Jandyra e ETEC Trajano Camargo, ambas localizadas em Limeira-SP. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

José Geraldo Pena de Andrade, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Foi professor da Faculdade de Engenharia Civil da UNICAMP e da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP, exercendo o cargo de diretor na FT/UNICAMP. Possui doutorado, mestrado e graduação em Engenharia Civil. Atualmente encontra-se aposentado pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Yuri Alexandre Meyer, Faculdade de Tecnologia - FT/UNICAMP

Professor Doutor da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP, campus de Limeira. Doutor em Ciências dos Materiais pela UNICAMP, Mestre em Ciências dos Materiais pela UNICAMP e graduado em Física pela UNICAMP. Áreas de interesse: Eletroquímica Aplicada e Física Teórica (Econofísica). Promove extensão através de projetos de Iniciação Científica Júnior com alunos do Ensino Médio de Limeira-SP e região.

2023-09-22

ROLDAN, Livia Germano; SOUZA, Edivaldo Luis de; ANDRADE, José Geraldo Pena de; MEYER, Yuri Alexandre. Do macro ao micro: usando a refração para determinação do volume molecular da glicose. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.7. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/7. Acesso em: 17 may. 2024.