Tecnologias digitais para o ensino de física: eletricidade e magnetismo no Ensino Médio
DOI:
10.59727/fne.v21i1.60Palabras clave:
ensino de física, eletricidade e magnetismo, simuladores computacionaisResumen
A inserção de temas associados à eletricidade e ao magnetismo é indispensável quando relacionados ao ensino de física no Ensino Médio. Porém, muitas vezes, por falta de materiais de apoio e de tempo disponível, professores(as) enfrentam dificuldades na elaboração de aulas mais atrativas sobre esses assuntos. Nesse sentido, buscando minimizar o tempo de procura, analisamos as possibilidades de utilização de simuladores como alternativa aos laboratórios convencionais. Na tentativa de suprir a necessidade da experimentação nesse componente curricular, investigamos, propomos e desenvolvemos um catálogo digital que tem por finalidade auxiliar os(as) professores(as) a usar essa ferramenta no ensino de física. Identificamos simuladores na plataforma do Phet Colorado referente à temática proposta e sugerimos estratégias de sua utilização em sala de aula através do catálogo digital elaborado. Assim, com nossos resultados da análise e proposta da utilização do catálogo, percebemos o quão relevante ela pode ser, pois o uso de simuladores contribui para um ambiente comunicativo entre estudantes, professores(as) e o objeto de estudo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Física na Escola
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.
Artigo de acesso livre sob licença Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)