Autores/as

Palabras clave:

arco-iris, proposta didática, Ensino Médio

Resumen

Este artigo apresenta uma discussão sobre a formação dos arco-íris e uma proposta didática para simular a criação de um arco-íris monocromático, com sugestões para que essa proposta seja efetivamente utilizada em sala de aula e que possa abordar aspectos quantitativos relacionados ao fenômeno observado. Apesar deste artigo ser dirigido a professores de física, foi oferecida a opção de utilizar apenas as ferramentas matemáticas disponíveis a alunos do Ensino Médio, a fim de que seja possível utilizar o texto base como material a ser apresentado a eles. A proposta apresentada foi aplicada no contexto da pandemia de COVID-19, de modo on-line, com alunos de curso livre que estavam no 3° ano do Ensino Médio ou que já haviam completado essa etapa de formação. Além disso, são abordadas neste trabalho sugestões e considerações elaboradas a partir do resultado dessa aplicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camila Manni Dias do Amaral, Universidade de Utah

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013) e em licenciatura em física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020).

2023-06-19

Cómo citar

AMARAL, Camila Manni Dias do. Uma proposta de atividade experimental para abordar aspectos quantitativos do arco-íris com estudantes do Ensino Medio. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 210201–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.59. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/59. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección