Efeito Compton: uma proposta de ensino aprendizagem utilizando sequência didática
DOI:
10.59727/fne.v21i1.53Palabras clave:
UEPS, efeito Compton, ensino de física, física modernaResumen
O objetivo deste trabalho é verificar a efetividade da aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com relação ao ensino-aprendizagem do Ensino Médio ao tratar da introdução do conceito de efeito Compton no conteúdo de física moderna e contemporânea. A UEPS foi estruturada em oito etapas, divididas em material diversificado, como aulas expositivas de revisão, textos, vídeos, mapas conceituais, autoavaliações etc. Desta forma, houve maior integração em sala de aula entre professor e alunos, o que proporcionou aos discentes condições para a aprendizagem dos fenômenos estudados, melhorando a qualidade e o interesse deles no ensino de física. Quanto à metodologia, o trabalho apresentado caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa orientada pelo professor na aplicação da sequência didática. Como resultado, este artigo aponta que, através do estudo feito, foi possível concluir que o tópico efeito Compton tem relevância suficiente para ser introduzido no conteúdo de física moderna, sendo uma ferramenta que pode contribuir para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem destes estudantes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Física na Escola
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.
Artigo de acesso livre sob licença Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)