Acústica: sintonizando artes e física por meio da construção de instrumentos musicais
DOI:
10.59727/fne.v21i1.49Palabras clave:
acústica, interdisciplinaridade, extensãoResumen
O trabalho interdisciplinar entre as artes e a física, conectadas por meio do estudo da acústica, pode ser realizado com base no diálogo e organização das atividades. O presente artigo apresenta as ideias centrais do projeto intitulado “Física e artes em integração” realizado desde 2018 no Instituto Federal Catarinense Campus Brusque. As oficinas para a construção de instrumentos musicais feitos a partir de materiais reciclados culminam com práticas extensionistas que abraçam a comunidade. Os estudantes do Ensino Médio aprendem a física do som, estudam noções de ritmo, notas musicais, melodias e técnicas para tocarem seus instrumentos. Ao final do processo, eles recebem estudantes da APAE e de escolas da educação infantil no campus para a realização de oficinas com ênfase majoritariamente lúdica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Física na Escola
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.
Artigo de acesso livre sob licença Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)