Autores/as

Palabras clave:

acústica, interdisciplinaridade, extensão

Resumen

O trabalho interdisciplinar entre as artes e a física, conectadas por meio do estudo da acústica, pode ser realizado com base no diálogo e organização das atividades. O presente artigo apresenta as ideias centrais do projeto intitulado “Física e artes em integração” realizado desde 2018 no Instituto Federal Catarinense Campus Brusque. As oficinas para a construção de instrumentos musicais feitos a partir de materiais reciclados culminam com práticas extensionistas que abraçam a comunidade. Os estudantes do Ensino Médio aprendem a física do som, estudam noções de ritmo, notas musicais, melodias e técnicas para tocarem seus instrumentos. Ao final do processo, eles recebem estudantes da APAE e de escolas da educação infantil no campus para a realização de oficinas com ênfase majoritariamente lúdica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tiago Rafael de Almeida Alves, Instituto Federal Catarinense, Campus Brusque

Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018), Licenciado e Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande (2005). Atualmente é professor de física do Instituto Federal Catarinense, campus Brusque - SC

Daniel Zanella dos Santos, Instituto Federal Catarinense, Campus Brusque

Doutor em Música pela Universidade Federal do Paraná. Membro dos grupos de pesquisa PAMVILLA (Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos) da Universidade de São Paulo e Ciência e Desenvolvimento Social do IFC. Foi professor colaborador do Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na área de Música e Tecnologia. Possui Licenciatura em Música pela UDESC e Mestrado em Musicologia/Etnomusicologia pela mesma instituição. Atualmente é professor EBTT em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal Catarinense, atuando nas áreas de Música e Ensino.

Marcos João Correia, Instituto Federal Catarinense, Campus Brusque

Doutor em física da matéria condensada com ênfase em simulações de sistemas magnéticos, pela Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com a University of Bristol da Inglaterra. Atualmente atua como professor do Instituto Federal de Santa Catarina campus do Brusque.

2023-06-19

Cómo citar

ALVES, Tiago Rafael de Almeida; SANTOS, Daniel Zanella dos; CORREIA, Marcos João. Acústica: sintonizando artes e física por meio da construção de instrumentos musicais . A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 220704–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.49. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/49. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección