Uma proposta de sequência de ensino por investigação no ensino de física: referenciais inerciais e não inerciais
DOI:
10.59727/fne.v23i1.226Palabras clave:
Sequências de Ensino por Investigação, Referenciais Inerciais, Referenciais não InerciaisResumen
Este trabalho propõe uma sequência didática baseada em uma sequência de ensino por investigação (SEI), priorizando a participação ativa dos alunos no aprendizado de física. O objetivo do estudo é propor uma sequência de ensino estruturada, detalhada e organizada, destinada a facilitar a aprendizagem dos conceitos de referencial inercial e não inercial, definindo metas claras e orientando os professores na implementação das aulas. A SEI envolve a apresentação de um problema, a investigação para solucioná-lo, a sistematização do conteúdo e a contextualização social, conectando o aprendizado ao cotidiano. Dessa maneira, a atividade avaliativa permite que os alunos demonstrem o que aprenderam e apliquem seus conhecimentos de maneira prática. A SEI promove uma aprendizagem ativa, incentivando a investigação, o questionamento e a construção do conhecimento em um ambiente dinâmico e interativo. Com essa abordagem, busca-se oferecer ao docente um recurso didático que sirva como um guia instrutivo para futuras aplicações no ensino dos conceitos de referenciais inerciais e não inerciais. Adotando a perspectiva da SEI, busca-se proporcionar ao docente um recurso didático, servindo como um guia instrutivo para futuras aplicações no ambiente de ensino dos conceitos de referenciais inerciais e não inerciais, adotando uma perspectiva de ensino por investigação.
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