Simulações Computacionais do software GeoGebra para o ensino das leis de Kepler
DOI:
10.59727/fne.v21i1.1Palabras clave:
software GeoGebra, leis de Kepler, ensino de físicaResumen
O uso de simulações computacionais é uma estratégia eficaz para abordagem de diversos conteúdos em física e astronomia, tendo em vista as possibilidades que computadores, tablets e smartphones podem oferecer ao ensino de ciências. Neste artigo são descritas simulações computacionais construídas no GeoGebra para o ensino das leis de Kepler. As simulações foram construídas com as excentricidades originais dos oito planetas do sistema solar, permitindo o estudo das órbitas e das características geométricas das elipses, a comparação da órbita de baixa excentricidade dos planetas com a órbita de alta excentricidade de um cometa, a constatação da variação da velocidade orbital, o estudo da velocidade orbital de um exoplaneta e o estudo da lei dos períodos. As simulações são autoexplicativas, não necessitando de conhecimento prévio para serem utilizadas. Elas foram elaboradas para o ensino remoto emergencial durante a pandemia da covid-19, sendo utilizadas por seis turmas de Ensino Médio, o que proporcionou um ensino mais lúdico e interativo. Os resultados obtidos com uma utilização piloto das simulações sugerem que as mesmas permitem uma abordagem mais rica e estimulante para os alunos, facilitando o aprendizado e potencializando a participação e o interesse da turma.
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