Os Segredos por trás do Planeta Zahara: Uma proposta de um jogo de RPG para o ensino do efeito fotoelétrico

Authors

DOI:

10.59727/fne.v23i1.178

Keywords:

jogo de RPG, taxonomia de Bloom, Teoria da Aprendizagem Significativa, efeito fotoelétrico

Abstract

O ensino de física na educação básica persiste em um currículo com ênfase na mecânica clássica e desconexo de aplicações amplamente utilizadas, negligenciando áreas essenciais como física moderna e contemporânea. Essa abordagem é frequentemente centrada no professor e, muitas vezes, puramente matemática. Com isso em mente, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um produto educacional que envolve a aplicação de um jogo do tipo role playing game (RPG) para o ensino e aprendizagem sobre o efeito fotoelétrico, conteúdo de física moderna e contemporânea. A proposta segue a estrutura de organização hierárquica da taxonomia de Bloom revisada e a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. O jogo, intitulado Os Segredos por trás do Planeta Zahara, retrata uma aventura futurística de exploração espacial, fundamentada nas seis categorias do domínio cognitivo da taxonomia de Bloom. Ele foi criado com a finalidade de facilitar a compreensão do efeito fotoelétrico. Por meio do produto educacional, o aluno parte de um resgate de seus conceitos subsunçores, buscando consolidar esses conhecimentos e, para alguns estudantes, estruturar possíveis organizadores prévios. Além disso, as categorias do jogo foram organizadas com o objetivo de proporcionar diferenciações progressivas e reconciliações integradoras ao longo do processo, incentivando o estudante a buscar formas superiores de aprendizagem e a atribuir novos significados a seus conhecimentos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Camila Bezerra Silva Barboza, Escola Estadual de Ensino Médio Tancredo Nunes de Menezes, Tianguá, CE, Brasil.

É professora de Física na rede pública estadual do Ceará, atuando na Secretaria da Educação do Estado (Seduc). Possui Mestrado em Ensino de Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Sobral. Atualmente é doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo programa de doutorado acadêmico da Rede Norte e Nordeste (RENOEN) - Polo IFCE, se dedicando ao ensino de ciências com ênfase em práticas interculturais e decoloniais.

Raimundo Valmir Leite Filho, Departamento de Física, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE, Brasil.

Professor Associado do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Foi colaborador dos programas de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFC-Sobral e no Polo da UVA/IFCE do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Atualmente desenvolve pesquisas na área de física da matéria condensada em colaboração com o programa de Pós-graduação do Depto. de Física da Universidade Federal do Ceará - UFC.

Felipe Moreira Barboza, Departamento de Física, Instituto Federal do Ceará, Tianguá, CE, Brasil.

É graduado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado e doutorado em Física da Matéria Condensada pela mesma instituição. Atualmente é professor de Física no IFCE-Tianguá, já coordenou o curso de Licenciatura em Física e programas como PIBID e Residência pedagógica. Orientou TCCs e projetos de iniciação científica, com pesquisas em ensino de Física.

References

M.A. Moreira, Estudos Avançados 32, 94 (2018).

B.S. Bloom, B.B.M. Bloom, D.R. Krathwohl, Taxonomy of Educational Objectives: Cognitive Domain (McKay Company, New York, 1956), v. 1.

M.A. Moreira, A Teoria da Aprendizagem Significativa e Sua Implementação em Sala de Aula (Editora Universidade de Brasília, Brasília, 2006), 186 p.

R.R.P. Diniz, Uma Trilogia Perfeita: RPG Maker XP, Educação e Adolescentes. Monografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006.

C. Antunes, Jogos Para a Estimulação das Múltiplas Inteligências (Editora Vozes Limitada, Petrópoles, 2011), 20 nd ed, 312 p.

L.W. Anderson, D. Krathwohl, A taxonomy for Learning, Teaching and Assessing: A Revison of Bloom's Taxonomy of Educational Objectives (Addison Wesley Longman, Nova York, 2001).

T. Benedetti, Tutormundi (2020). Disponível em https://tutormundi.com/blog/taxonomia-de-bloom/, acesso em 23/10/2023.

M.A. Moreira, N.T. Massoni, Textos de Apoio ao Professor de Física da UFRGS 26, 6 (2015).

M.A. Machado, F. Ostermann, Textos de Apoio ao Professor de Física da UFRGS 17, 6 (2006).

N.G. Ferraro, P.T. Soares, Física Básica - Volume Único (Atual, São Paulo, 2013.), 4 nd ed.

Published

2025-05-14

How to Cite

BARBOZA, Camila Bezerra Silva; LEITE FILHO, Raimundo Valmir; BARBOZA, Felipe Moreira. Os Segredos por trás do Planeta Zahara: Uma proposta de um jogo de RPG para o ensino do efeito fotoelétrico. A Física na Escola, [S. l.], v. 23, n. 1, p. e240178, 2025. DOI: 10.59727/fne.v23i1.178. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/178. Acesso em: 19 may. 2025.

Issue

Section

Novas Tecnologias no Ensino de Física