Plataformas digitais como ferramentas para ensino, divulgação e popularização das ciências no Sertão Central Pernambucano: Museu digital

Autores

  • Wellington Santos Souza wellington.souza@ifsertao-pe.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano https://orcid.org/0000-0002-5605-1523
  • Arthur Ferreira da Silva Duarte ferreiraduarte21@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

DOI:

10.59727/fne.v21i1.89

Palavras-chave:

divulgação científica, redes sociais, multimídia

Resumo

Este artigo teve foco na publicação dos trabalhos realizados pelo Museu de Ciência
Professor Antônio Carneiro (MCPAC) através das suas plataformas digitais. Em virtude de sua popularização, velocidade de disseminação de informações e alcance de
público, as redes sociais tornam-se novos espaços para o ensino e a divulgação
científica. Nesse contexto, a comunicação e disseminação da ciência é particularmente importante, principalmente com o crescimento considerável do compartilhamento de fake news nas redes sociais, o que leva ao descrédito da ciência
perante o público não especializado. Além disso, considerando também que o
deslocamento do público para a visitação é pouco usual, as plataformas digitais
oferecem oportunidades para que mais pessoas possam ter acesso às atividades de
ensino, divulgação e popularização das ciências implementadas pelo MCPAC, bem
como ao acervo e exposições virtuais do museu. O trabalho buscou elaborar posts
informativos, lives e vídeos curtos com bolsistas e colaboradores, apresentando as
atividades desenvolvidas - desde os fundamentos das experiências científicas até as
exposições em eventos de ensino e a popularização das ciências através das redes
sociais - de maneira dinâmica, interativa e inclusiva, tornando as atividades apresentadas mais democráticas e o ensino/divulgação de ciência mais atrativos e divertidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Santos Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Possui graduação em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010), mestrado em Física Aplicada (2013) pela mesma instituição e doutorado em Engenharia Elétrica (Fotônica) pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Atualmente é Professor de Física do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (campus Salgueiro) e coordenador do Museu Espaço Ciência Professor Antônio Carneiro (MCPAC). Atua também como supervisor de área do subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/campus Salgueiro.

Arthur Ferreira da Silva Duarte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Redes de Computadores, Engenharia de Software, Interação Humano-Computador, Marketing e educação. Atualmente é discente do curso Sistema para Internet do Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (campus Salgueiro).

Downloads

Publicado

22-08-2023

Como Citar

SOUZA, Wellington Santos; DUARTE, Arthur Ferreira da Silva. Plataformas digitais como ferramentas para ensino, divulgação e popularização das ciências no Sertão Central Pernambucano: Museu digital. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 221012–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.89. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/89. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Novas Tecnologias no Ensino de Física