Do macro ao micro: usando a refração para determinação do volume molecular da glicose

Autores

DOI:

10.59727/fne.v21i1.7

Palavras-chave:

Física, Química, Interdisciplinaridade, Glicose.

Resumo

O presente trabalho foi concebido na forma de uma Iniciação Científica Júnior com alunos do Ensino Médio. Trata-se de um experimento interdisciplinar entre Química e Física, de fácil reprodutibilidade e de baixo custo, que permitiu aos alunos aplicarem o conceito de refração – comumente trabalhado no Ensino Médio, como uma ferramenta eficaz para estimar a ordem de grandeza do volume molecular da glicose. Inicialmente foram preparadas soluções de glicose de 0,1 mol/L, 0,4 mol/L e 0,7 mol/L e, para a determinação do índice de refração de cada solução, foi utilizado um béquer provido de um cano PVC. Através dos estudos teóricos, os alunos determinaram o índice de refração a partir da divisão entre o valor da medida do diâmetro fora do tubo e dentro do tubo. Para a determinação dos valores dos diâmetros, os alunos posicionaram o celular e tiraram fotos do arranjo experimental. A determinação desses valores foi feita no PowerPoint, no qual é possível utilizar a ferramenta de setas para determinação do comprimento.  Os valores obtidos dos índices de refração, para cada uma das soluções, foram 1,315; 1,332 e 1,342, e estão de acordo com os valores esperados pela teoria. Por sua vez, os valores obtidos para os volumes moleculares, respectivamente para cada uma das soluções, foram satisfatórios, resultando em 1,38.10-23 cm³, 1,42.10-23 cm³ e 1,43.10-23 cm³, destacando-se que as ordens de grandeza calculadas estão dentro dos valores esperados pela teoria. O experimento em questão permitiu a vivência de alunos e professores de forma interdisciplinar, envolvendo os conhecimentos de Física e Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia Germano Roldan, Colégio Jandyra

Aluna do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Jandyra. Realizou intercâmbio de um ano nos EUA (2022 – 2023) sendo contemplada com bolsa de estudos devido aos destaques acadêmicos e interesse na área de pesquisa científica.

Edivaldo Luis de Souza, Colégio Jandyra

Mestre em Ciências dos Materiais pela UNICAMP, e professor de Química do Colégio Jandyra e ETEC Trajano Camargo, ambas localizadas em Limeira-SP. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

José Geraldo Pena de Andrade, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Foi professor da Faculdade de Engenharia Civil da UNICAMP e da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP, exercendo o cargo de diretor na FT/UNICAMP. Possui doutorado, mestrado e graduação em Engenharia Civil. Atualmente encontra-se aposentado pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Yuri Alexandre Meyer, Faculdade de Tecnologia - FT/UNICAMP

Professor Doutor da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP, campus de Limeira. Doutor em Ciências dos Materiais pela UNICAMP, Mestre em Ciências dos Materiais pela UNICAMP e graduado em Física pela UNICAMP. Áreas de interesse: Eletroquímica Aplicada e Física Teórica (Econofísica). Promove extensão através de projetos de Iniciação Científica Júnior com alunos do Ensino Médio de Limeira-SP e região.

Downloads

Publicado

22-09-2023

Como Citar

ROLDAN, Livia Germano; SOUZA, Edivaldo Luis de; ANDRADE, José Geraldo Pena de; MEYER, Yuri Alexandre. Do macro ao micro: usando a refração para determinação do volume molecular da glicose. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.7. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/7. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Faça Você Mesmo