Tecnologias digitais para o ensino de física: eletricidade e magnetismo no Ensino Médio

Autores

  • Douglas Bassani douglas.db60@gmail.com
    Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Rosemar Ayres dos Santos roseayres07@gmail.com
    Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS https://orcid.org/0000-0002-1068-2872

DOI:

10.59727/fne.v21i1.60

Palavras-chave:

ensino de física, eletricidade e magnetismo, simuladores computacionais

Resumo

A inserção de temas associados à eletricidade e ao magnetismo é indispensável quando relacionados ao ensino de física no Ensino Médio. Porém, muitas vezes, por falta de materiais de apoio e de tempo disponível, professores(as) enfrentam dificuldades na elaboração de aulas mais atrativas sobre esses assuntos. Nesse sentido, buscando minimizar o tempo de procura, analisamos as possibilidades de utilização de simuladores como alternativa aos laboratórios convencionais. Na tentativa de suprir a necessidade da experimentação nesse componente curricular, investigamos, propomos e desenvolvemos um catálogo digital que tem por finalidade auxiliar os(as) professores(as) a usar essa ferramenta no ensino de física. Identificamos simuladores na plataforma do Phet Colorado referente à temática proposta e sugerimos estratégias de sua utilização em sala de aula através do catálogo digital elaborado. Assim, com nossos resultados da análise e proposta da utilização do catálogo, percebemos o quão relevante ela pode ser, pois o uso de simuladores contribui para um ambiente comunicativo entre estudantes, professores(as) e o objeto de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Bassani, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Graduado no curso de Física-Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo. Cursa Licenciatura em Matemática na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) , Campus Cerro Largo. Participou do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto Interdisciplinar (2017) e Física (2017-2018). Bolsista do Programa de Educação Tutorial, programa PETCiências (2018-2019). Bolsista Monitoria para o Ensino Física Básica (2019-2020). Bolsista Monitoria para o Ensino de Eletricidade, Magnetismo e Óptica (2022).

Rosemar Ayres dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Educação (2016) na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas pela UFSM. Atualmente é Professora Adjunta III na área de Ensino de Física e Ciências; professora, orientadora e coordenadora da Linha de pesquisa 1 no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. Coordenadora de Estágios, integrante do NDE e Colegiado do Curso de Física.  Editora de Seção de Ensino de Física da Revista Insignare Scientia (RIS)

Downloads

Publicado

19-06-2023

Como Citar

BASSANI, Douglas; SANTOS, Rosemar Ayres dos. Tecnologias digitais para o ensino de física: eletricidade e magnetismo no Ensino Médio. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 220711–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.60. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/60. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Novas Tecnologias no Ensino de Física