Uma proposta de atividade experimental para abordar aspectos quantitativos do arco-íris com estudantes do Ensino Medio
DOI:
10.59727/fne.v21i1.59Palavras-chave:
arco-iris, proposta didática, Ensino MédioResumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre a formação dos arco-íris e uma proposta didática para simular a criação de um arco-íris monocromático, com sugestões para que essa proposta seja efetivamente utilizada em sala de aula e que possa abordar aspectos quantitativos relacionados ao fenômeno observado. Apesar deste artigo ser dirigido a professores de física, foi oferecida a opção de utilizar apenas as ferramentas matemáticas disponíveis a alunos do Ensino Médio, a fim de que seja possível utilizar o texto base como material a ser apresentado a eles. A proposta apresentada foi aplicada no contexto da pandemia de COVID-19, de modo on-line, com alunos de curso livre que estavam no 3° ano do Ensino Médio ou que já haviam completado essa etapa de formação. Além disso, são abordadas neste trabalho sugestões e considerações elaboradas a partir do resultado dessa aplicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Física na Escola
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Artigo de acesso livre sob licença Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)