Uma proposta de atividade experimental para abordar aspectos quantitativos do arco-íris com estudantes do Ensino Medio

Autores

  • Camila Manni Dias do Amaral camilamanni@gmail.com
    Universidade de Utah

DOI:

10.59727/fne.v21i1.59

Palavras-chave:

arco-iris, proposta didática, Ensino Médio

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre a formação dos arco-íris e uma proposta didática para simular a criação de um arco-íris monocromático, com sugestões para que essa proposta seja efetivamente utilizada em sala de aula e que possa abordar aspectos quantitativos relacionados ao fenômeno observado. Apesar deste artigo ser dirigido a professores de física, foi oferecida a opção de utilizar apenas as ferramentas matemáticas disponíveis a alunos do Ensino Médio, a fim de que seja possível utilizar o texto base como material a ser apresentado a eles. A proposta apresentada foi aplicada no contexto da pandemia de COVID-19, de modo on-line, com alunos de curso livre que estavam no 3° ano do Ensino Médio ou que já haviam completado essa etapa de formação. Além disso, são abordadas neste trabalho sugestões e considerações elaboradas a partir do resultado dessa aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Manni Dias do Amaral, Universidade de Utah

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013) e em licenciatura em física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020).

Downloads

Publicado

19-06-2023

Como Citar

AMARAL, Camila Manni Dias do. Uma proposta de atividade experimental para abordar aspectos quantitativos do arco-íris com estudantes do Ensino Medio. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 210201–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.59. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/59. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos