Efeito Compton: uma proposta de ensino aprendizagem utilizando sequência didática

Autores

  • Júlio Pinheiro julio.pinheiro@escola.seduc.pa.gov.br
    Escola Estadual de Ensino Médio e Técnico Professora Ana Teles - Benevides, PA http://orcid.org/0000-0002-4628-266X
  • Fátima Baraúna Magno icen@ufpa.br
    Universidade Federal do Pará

DOI:

10.59727/fne.v21i1.53

Palavras-chave:

UEPS, efeito Compton, ensino de física, física moderna

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar a efetividade da aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com relação ao ensino-aprendizagem do Ensino Médio ao tratar da introdução do conceito de efeito Compton no conteúdo de física moderna e contemporânea. A UEPS foi estruturada em oito etapas, divididas em material diversificado, como aulas expositivas de revisão, textos, vídeos, mapas conceituais, autoavaliações etc. Desta forma, houve maior integração em sala de aula entre professor e alunos, o que proporcionou aos discentes condições para a aprendizagem dos fenômenos estudados, melhorando a qualidade e o interesse deles no ensino de física. Quanto à metodologia, o trabalho apresentado caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa orientada pelo professor na aplicação da sequência didática. Como resultado, este artigo aponta que, através do estudo feito, foi possível concluir que o tópico efeito Compton tem relevância suficiente para ser introduzido no conteúdo de física moderna, sendo uma ferramenta que pode contribuir para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem destes estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Pinheiro, Escola Estadual de Ensino Médio e Técnico Professora Ana Teles - Benevides, PA

Mestre em ensino de física pelo programa de Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF) polo UFPA e Licenciatura Plena em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2007).

Fátima Baraúna Magno, Universidade Federal do Pará

A Profª Drª Fátima Nazaré Baraúna Magno faleceu pouco tempo depois submissão deste artigo, em 13 de agosto de 2022. Ela atuou na Faculdade de Física do ICEN/UFPA por 43 anos em atividades de docência, pesquisa e extensão, participou da administração universitária, tendo sido Diretora da Faculdade de Física e do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, coordenou vários projetos e era professora do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física - MNPEF.

Downloads

Publicado

19-06-2023

Como Citar

PINHEIRO, Júlio; MAGNO, Fátima Baraúna. Efeito Compton: uma proposta de ensino aprendizagem utilizando sequência didática. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 220601–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.53. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/53. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

História da Física e Ensino