Efeito Compton: uma proposta de ensino aprendizagem utilizando sequência didática
DOI:
10.59727/fne.v21i1.53Palavras-chave:
UEPS, efeito Compton, ensino de física, física modernaResumo
O objetivo deste trabalho é verificar a efetividade da aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com relação ao ensino-aprendizagem do Ensino Médio ao tratar da introdução do conceito de efeito Compton no conteúdo de física moderna e contemporânea. A UEPS foi estruturada em oito etapas, divididas em material diversificado, como aulas expositivas de revisão, textos, vídeos, mapas conceituais, autoavaliações etc. Desta forma, houve maior integração em sala de aula entre professor e alunos, o que proporcionou aos discentes condições para a aprendizagem dos fenômenos estudados, melhorando a qualidade e o interesse deles no ensino de física. Quanto à metodologia, o trabalho apresentado caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa orientada pelo professor na aplicação da sequência didática. Como resultado, este artigo aponta que, através do estudo feito, foi possível concluir que o tópico efeito Compton tem relevância suficiente para ser introduzido no conteúdo de física moderna, sendo uma ferramenta que pode contribuir para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem destes estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Física na Escola
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Artigo de acesso livre sob licença Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)