Acústica: sintonizando artes e física por meio da construção de instrumentos musicais

Autores

DOI:

10.59727/fne.v21i1.49

Palavras-chave:

acústica, interdisciplinaridade, extensão

Resumo

O trabalho interdisciplinar entre as artes e a física, conectadas por meio do estudo da acústica, pode ser realizado com base no diálogo e organização das atividades. O presente artigo apresenta as ideias centrais do projeto intitulado “Física e artes em integração” realizado desde 2018 no Instituto Federal Catarinense Campus Brusque. As oficinas para a construção de instrumentos musicais feitos a partir de materiais reciclados culminam com práticas extensionistas que abraçam a comunidade. Os estudantes do Ensino Médio aprendem a física do som, estudam noções de ritmo, notas musicais, melodias e técnicas para tocarem seus instrumentos. Ao final do processo, eles recebem estudantes da APAE e de escolas da educação infantil no campus para a realização de oficinas com ênfase majoritariamente lúdica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Rafael de Almeida Alves, Instituto Federal Catarinense, Campus Brusque

Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018), Licenciado e Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande (2005). Atualmente é professor de física do Instituto Federal Catarinense, campus Brusque - SC

Daniel Zanella dos Santos, Instituto Federal Catarinense, Campus Brusque

Doutor em Música pela Universidade Federal do Paraná. Membro dos grupos de pesquisa PAMVILLA (Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos) da Universidade de São Paulo e Ciência e Desenvolvimento Social do IFC. Foi professor colaborador do Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na área de Música e Tecnologia. Possui Licenciatura em Música pela UDESC e Mestrado em Musicologia/Etnomusicologia pela mesma instituição. Atualmente é professor EBTT em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal Catarinense, atuando nas áreas de Música e Ensino.

Marcos João Correia, Instituto Federal Catarinense, Campus Brusque

Doutor em física da matéria condensada com ênfase em simulações de sistemas magnéticos, pela Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com a University of Bristol da Inglaterra. Atualmente atua como professor do Instituto Federal de Santa Catarina campus do Brusque.

Downloads

Publicado

19-06-2023

Como Citar

ALVES, Tiago Rafael de Almeida; SANTOS, Daniel Zanella dos; CORREIA, Marcos João. Acústica: sintonizando artes e física por meio da construção de instrumentos musicais . A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 220704–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.49. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/49. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Sala de Aula