Uma proposta de sequência de ensino por investigação no ensino de física: referenciais inerciais e não inerciais

Autores

DOI:

10.59727/fne.v23i1.226

Palavras-chave:

Sequências de Ensino por Investigação, Referenciais Inerciais, Referenciais não Inerciais

Resumo

Este trabalho propõe uma sequência didática baseada em uma sequência de ensino por investigação (SEI), priorizando a participação ativa dos alunos no aprendizado de física. O objetivo do estudo é propor uma sequência de ensino estruturada, detalhada e organizada, destinada a facilitar a aprendizagem dos conceitos de referencial inercial e não inercial, definindo metas claras e orientando os professores na implementação das aulas. A SEI envolve a apresentação de um problema, a investigação para solucioná-lo, a sistematização do conteúdo e a contextualização social, conectando o aprendizado ao cotidiano. Dessa maneira, a atividade avaliativa permite que os alunos demonstrem o que aprenderam e apliquem seus conhecimentos de maneira prática. A SEI promove uma aprendizagem ativa, incentivando a investigação, o questionamento e a construção do conhecimento em um ambiente dinâmico e interativo. Com essa abordagem, busca-se oferecer ao docente um recurso didático que sirva como um guia instrutivo para futuras aplicações no ensino dos conceitos de referenciais inerciais e não inerciais. Adotando a perspectiva da SEI, busca-se proporcionar ao docente um recurso didático, servindo como um guia instrutivo para futuras aplicações no ambiente de ensino dos conceitos de referenciais inerciais e não inerciais, adotando uma perspectiva de ensino por investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Rafael Jordão Viana dos Santos, Instituto Federal Fluminense

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo, bacharel em Engenharia Civil e mestre em Ensino de Física pelo Instituto Federal Fluminense. Atua como professor de Física no Ensino Médio. Desenvolve pesquisas voltadas à elaboração de produtos educacionais para o ensino de Física. Interesse acadêmicos em práticas pedagógicas para alunos neurodivergentes.

Wander Gomes Ney, Instituto Federal Fluminense

Possui bacharelado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), mestrado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2006) e pós-doutorado em Física pelo The Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics-Trieste-Itália (2007). É professor titular do Instituto Federal Fluminense (IFF) e tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos e Ensino de Física.

Referências

M.A. Moreira, Revista Brasileira de Ensino de Física 43, e20200451 (2021). https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0451

A.M.P. Carvalho, A.I. Vannucchi, M.A. Barros, M.E.R. Gonçalves, R.C. Rey, Ciências no Ensino Fundamental: O Conhecimento Físico (Scipione, São Paulo, 2009).

A.M.P. Carvalho, Ensino de Ciências por Investigação: Condições para Implementação em Sala de Aula (Cengage Learning, São Paulo, 2013).

A.M.P. Carvalho, in O Uno e o Diverso na Educação, organizado por M.D. Longhini (EDUFU, Uberlândia, 2011), p. 253-266.

M.A. Medeiros, A.C. Lobato, Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências 12, 65 (2010). https://doi.org/10.1590/1983-21172010120306

D. Halliday, R. Resnick, J. Walker, Fundamentos de Física: Mecânica (LTC, Rio de Janeiro, 2013).

Downloads

Publicado

15-05-2025

Como Citar

SANTOS, Marlon Rafael Jordão Viana dos; GOMES NEY, Wander. Uma proposta de sequência de ensino por investigação no ensino de física: referenciais inerciais e não inerciais. A Física na Escola, [S. l.], v. 23, n. 1, p. e240226, 2025. DOI: 10.59727/fne.v23i1.226. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/226. Acesso em: 19 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos