Os Segredos por trás do Planeta Zahara: Uma proposta de um jogo de RPG para o ensino do efeito fotoelétrico
DOI:
10.59727/fne.v23i1.178Palavras-chave:
jogo de RPG, taxonomia de Bloom, Teoria da Aprendizagem Significativa, efeito fotoelétricoResumo
O ensino de física na educação básica persiste em um currículo com ênfase na mecânica clássica e desconexo de aplicações amplamente utilizadas, negligenciando áreas essenciais como física moderna e contemporânea. Essa abordagem é frequentemente centrada no professor e, muitas vezes, puramente matemática. Com isso em mente, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um produto educacional que envolve a aplicação de um jogo do tipo role playing game (RPG) para o ensino e aprendizagem sobre o efeito fotoelétrico, conteúdo de física moderna e contemporânea. A proposta segue a estrutura de organização hierárquica da taxonomia de Bloom revisada e a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. O jogo, intitulado Os Segredos por trás do Planeta Zahara, retrata uma aventura futurística de exploração espacial, fundamentada nas seis categorias do domínio cognitivo da taxonomia de Bloom. Ele foi criado com a finalidade de facilitar a compreensão do efeito fotoelétrico. Por meio do produto educacional, o aluno parte de um resgate de seus conceitos subsunçores, buscando consolidar esses conhecimentos e, para alguns estudantes, estruturar possíveis organizadores prévios. Além disso, as categorias do jogo foram organizadas com o objetivo de proporcionar diferenciações progressivas e reconciliações integradoras ao longo do processo, incentivando o estudante a buscar formas superiores de aprendizagem e a atribuir novos significados a seus conhecimentos.
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