Estudando a física do carrinho Hot Wheels: Proposta de experimento de baixo custo utilizando sensores

Autores/as

  • Mariana Gaioti dos Santos Scarton mariana_gaioti@outlook.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Hêntony Luís Vargas Zamperini hentonyluis13@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Paulo José Pereira de Oliveira paulojoseo@ifes.edu.br
    Instituto Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0003-3376-2856
  • Tiago Destéffani Admiral tdesteffani@gmail.com
    nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ. https://orcid.org/0000-0002-3829-5778

DOI:

10.59727/fne.v22i1.82

Palabras clave:

Ensino de física; Arduino; globo da morte; metodologias ativas

Resumen

Um problema bem conhecido da dinâmica é o problema de um carro realizando um loop. Muitos conceitos importantes são abordados nesse problema, como, por exemplo, força centrípeta, força normal e conservação da energia. No presente trabalho, apresentamos uma proposta de experimento de baixo custo para a realização de aulas práticas, desde o nível da educação básica até o ensino superior. Utilizando uma placa Arduino UNO, em conjunto com dois pares de fototransistores e emissores infravermelhos, conseguimos obter uma velocidade inicial para o carrinho de 435 cm/s. O intervalo de tempo que o carrinho levou para percorrer a distância entre os sensores (15,0 cm) foi três vezes mais rápido que um piscar de olhos. A presente proposta experimental, articulada com metodologias ativas, permite trabalhar, além dos conceitos da dinâmica, aspectos qualitativos de eletrônica e programação, bem como as dimensões socioemocionais e a autonomia estudantil.

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Biografía del autor/a

Mariana Gaioti dos Santos Scarton, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Graduanda do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim, ES, Brasil.

Hêntony Luís Vargas Zamperini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Graduando do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim, ES, Brasil.

Paulo José Pereira de Oliveira, Instituto Federal do Espírito Santo

Graduado em Física (bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e licenciado em Física pelo Centro Universitário São Camilo (2010). Mestre e Doutor em Física Atômica Molecular pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004-2010). Atualmente é professor do Instituto Federal do Espírito Santo/Campus Cachoeiro de Itapemirim, onde dedica-se a projetos de pesquisa e orientações de estudantes nas áreas de nanociência (modelagem de moléculas e materiais e estudos de propriedades físicas e Químicas) e ensino de física (desenvolvimento de modelos, experimentos e estratégias didáticas de ensino).

Tiago Destéffani Admiral, nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ.

Doutor em Ciências Naturais, na linha de pesquisa ensino de Física UENF (2018). Mestre na área de Ensino de Ciências e Matemática - IFES (2013). Especialista em Educação Profissional Integrada pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES (2010). Graduado em licenciatura em Física pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal Fluminense - IFF - RJ. Desenvolve projetos de pesquisa na área de tecnologias no Ensino de Física, com ênfase na aplicação de controladores lógico programáveis como ferramenta de ensino.

Publicado

2024-06-26

Cómo citar

SCARTON, Mariana Gaioti dos Santos; ZAMPERINI, Hêntony Luís Vargas; OLIVEIRA, Paulo José Pereira de; ADMIRAL, Tiago Destéffani. Estudando a física do carrinho Hot Wheels: Proposta de experimento de baixo custo utilizando sensores. A Física na Escola, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 230082, 2024. DOI: 10.59727/fne.v22i1.82. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/82. Acesso em: 5 oct. 2024.

Número

Sección

Faça Você Mesmo