Monocórdio de Pitágoras: da construção às suas potencialidades em promover a interdisciplinaridade entre física e música
DOI:
10.59727/fne.v22i1.70Palabras clave:
Monocórdio de Pitágoras., Física acústica, Música., Experimento de Pitágoras.Resumen
Este trabalho apresenta uma proposta de construção de uma versão didática do monocórdio de Pitágoras, utilizando materiais de baixo custo e fácil aquisição. O objetivo é apresentar a proposta de construção do equipamento, seguida de sugestões de uso em sala de aula. O instrumento construído foi testado experimentalmente os resultados obtidos estão de acordo com os indicados pelas equações matemáticas contidas nos livros-texto. Também foi possível observar o potencial de se utilizar as atividades propostas para promover uma abordagem interdisciplinar em sala de aula, relacionando conteúdos de física e música. Dessa maneira, o material favoreceu oportunidades para estabelecer uma conexão entre a teoria e a prática.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 A Física na Escola
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.
Artigo de acesso livre sob licença Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)