Monocórdio de Pitágoras: da construção às suas potencialidades em promover a interdisciplinaridade entre física e música

Authors

  • Luiz Marcelo Darroz ldarroz@upf.br
    Universidade de Passo Fundo https://orcid.org/0000-0003-0884-9554
  • Alisson Cristian Giacomelli alissongiacomelli@upf.br
    Universidade de Passo Fundo
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa cwerner@upf.br
    Universidade de Passo Fundo
  • Marivane de Oliveira Biazus marivane@upf.br
    Universidade de Passo Fundo
  • Patricia Boeira Ferretto 135679@upf.br
    Universidade de Passo Fundo
  • Juliana Ruziski 159165@upf.br
    Universidade de Passo Fundo

DOI:

10.59727/fne.v22i1.70

Keywords:

Monocórdio de Pitágoras., Física acústica, Música., Experimento de Pitágoras.

Abstract

Este trabalho apresenta uma proposta de construção de uma versão didática do monocórdio de Pitágoras, utilizando materiais de baixo custo e fácil aquisição. O objetivo é apresentar a proposta de construção do equipamento, seguida de sugestões de uso em sala de aula. O instrumento construído foi testado experimentalmente os resultados obtidos estão de acordo com os indicados pelas equações matemáticas contidas nos livros-texto. Também foi possível observar o potencial de se utilizar as atividades propostas para promover uma abordagem interdisciplinar em sala de aula, relacionando conteúdos de física e música. Dessa maneira, o material favoreceu oportunidades para estabelecer uma conexão entre a teoria e a prática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Licenciado em Matemática (UPF) e em Física (UFSM). Especialista em Física (UPF). Mestre em Ensino e Doutor em Educação em Ciências pela UFRGS. É professor da Universidade de Passo Fundo e professor de física e matemática na Educação Básica. Tem experiência na área de Física, com ênfase em ensino de física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, astronomia, aprendizagem significativa, formação de professores e ensino de ciências na educação básica.

Alisson Cristian Giacomelli, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação - UPF

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica - UFSC.

Marivane de Oliveira Biazus, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação - UPF

Patricia Boeira Ferretto, Universidade de Passo Fundo

Licencianda em Artes - UPF

Juliana Ruziski, Universidade de Passo Fundo

Licencianda em Física - UPF

Published

2024-05-24

How to Cite

DARROZ, Luiz Marcelo; GIACOMELLI, Alisson Cristian; ROSA, Cleci Teresinha Werner da; BIAZUS, Marivane de Oliveira; FERRETTO, Patricia Boeira; RUZISKI, Juliana. Monocórdio de Pitágoras: da construção às suas potencialidades em promover a interdisciplinaridade entre física e música. A Física na Escola, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 230070, 2024. DOI: 10.59727/fne.v22i1.70. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/70. Acesso em: 5 oct. 2024.

Issue

Section

Faça Você Mesmo