Constelações 3D: proposta didática na formação continuada de professores

Palabras clave:

constelações;, proposta didática, constelações 3D

Este trabalho visa apresentar uma proposta didática criada e aplicada com a temática Constelações, a qual pode ser diretamente reproduzida em sala de aula pelo professor. A sequência de atividades envolve a construção de constelações com papel sulfite e feijões, a fim de estimular a criatividade dos alunos e explorar a ideia de que elas são advindas de criações culturais. Posteriormente, é apresentada a atividade de construção de constelações em três dimensões, a partir do uso do software Stellarium e de materiais de baixo custo, com a intenção de tornar mais clara a ideia de que constelações são regiões delimitadas do céu, onde podem ser observados agrupamentos aparentes de estrelas, mas que, na verdade, estão a diferentes distâncias da Terra. A proposta pode ser reproduzida em qualquer nível de ensino, com pequenas adaptações. A atividade foi implementada com professores dos ensinos fundamental e Médio da região de Marabá, no estado do Pará, durante o segundo semestre de 2019.

Biografía del autor/a

Camila Maria Sitko, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina. Pesquisadora nas áreas de Educação em Astronomia, História, Filosofia e Sociologia da Ciência, especialmente nas questões da participação das mulheres na Ciência, Espaços não Formais, Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem. Membro do Polo Astronômico Rodolpho Caniato.

Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação para a Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, é professor do Departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É coordenador do Polo Astronômico Rodolpho Caniato e, realiza pesquisas em Ensino de Física e Educação em Astronomia

Oscar Rodrigues dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

É pesquisador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Doutor em física da matéria condensada na Universidade Estadual de Maringá. Tem realizado pesquisas em Cristais Líquidos, ensino de Física e Astronomia. É vice coordenador do Polo Astronômico Rodolpho Caniato.

2023-11-24

SITKO, Camila Maria; BATISTA, Michel Corci; SANTOS, Oscar Rodrigues dos. Constelações 3D: proposta didática na formação continuada de professores. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 230042–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.42. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/42. Acesso em: 17 may. 2024.

Relatos de Sala de Aula