Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre evolução estelar

Autores/as

DOI:

10.59727/fne.v22i1.23

Palabras clave:

Aprendizagem significativa, UEPS, Evolução Estelar

Resumen

Este artigo aborda a implementação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) como uma estratégia para aprimorar o ensino de evolução estelar no âmbito da educação básica. A UEPS tem como objetivo facilitar a compreensão dos alunos sobre o ciclo de vida das estrelas, desde o nascimento até as fases finais, oferecendo ferramentas eficazes aos professores. Além disso, a UEPS aborda temas como o Sistema Solar e o fenômeno da radiação do corpo negro, enriquecendo o conteúdo pedagógico. O estudo foi conduzido em uma turma de nono ano, com a aplicação de uma UEPS em oito etapas, incorporando testes, textos, vídeos, mapas conceituais, atividades em grupo, seminários, maquetes e experimentos. Os resultados mostraram que a UEPS proporcionou aprendizagem significativa, evidenciando sua eficácia. A abordagem dinâmica e interativa revelou-se uma estratégia pedagógica eficaz, destacando a importância de métodos educacionais estimulantes para conceitos científicos complexos, como os relacionados às estrelas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Walburga dos Santos Retke, Universidade Federal do Pará - UFPA

Aluna do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), polo 37, UFPA. Professora da educação básica. Licenciada em Matemática pela UFPA (2005) e Física pela UVA (2011). Especialista em Metodologia das Ciências Naturais com habilitação em física pela UEPA (2008).

Charles da Rocha Silva, Istituto Federal do Pará; Universidade Federal do Pará (MNPEF)

Doutor em física teórica pela PPGF-UFPA (2013), Mestrado em física da matéria condensada pela IFUSP (2007), licenciado em física pela UFPA (2005). No presente momento desempenha o cargo de professor no IFPA/PA e MNPEF/UFPA, polo 37. Coordenou o curso de licenciatura em Física (2013 a 2015), além de liderar diversos projetos de pesquisa, ensino e extensão no IFPA.

Publicado

2024-05-24

Cómo citar

RETKE, Walburga dos Santos; SILVA, Charles da Rocha. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre evolução estelar. A Física na Escola, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 230023, 2024. DOI: 10.59727/fne.v22i1.23. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/23. Acesso em: 5 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos