Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre evolução estelar

Authors

DOI:

10.59727/fne.v22i1.23

Keywords:

Aprendizagem significativa, UEPS, Evolução Estelar

Abstract

Este artigo aborda a implementação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) como uma estratégia para aprimorar o ensino de evolução estelar no âmbito da educação básica. A UEPS tem como objetivo facilitar a compreensão dos alunos sobre o ciclo de vida das estrelas, desde o nascimento até as fases finais, oferecendo ferramentas eficazes aos professores. Além disso, a UEPS aborda temas como o Sistema Solar e o fenômeno da radiação do corpo negro, enriquecendo o conteúdo pedagógico. O estudo foi conduzido em uma turma de nono ano, com a aplicação de uma UEPS em oito etapas, incorporando testes, textos, vídeos, mapas conceituais, atividades em grupo, seminários, maquetes e experimentos. Os resultados mostraram que a UEPS proporcionou aprendizagem significativa, evidenciando sua eficácia. A abordagem dinâmica e interativa revelou-se uma estratégia pedagógica eficaz, destacando a importância de métodos educacionais estimulantes para conceitos científicos complexos, como os relacionados às estrelas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Walburga dos Santos Retke, Universidade Federal do Pará - UFPA

Aluna do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), polo 37, UFPA. Professora da educação básica. Licenciada em Matemática pela UFPA (2005) e Física pela UVA (2011). Especialista em Metodologia das Ciências Naturais com habilitação em física pela UEPA (2008).

Charles da Rocha Silva, Istituto Federal do Pará; Universidade Federal do Pará (MNPEF)

Doutor em física teórica pela PPGF-UFPA (2013), Mestrado em física da matéria condensada pela IFUSP (2007), licenciado em física pela UFPA (2005). No presente momento desempenha o cargo de professor no IFPA/PA e MNPEF/UFPA, polo 37. Coordenou o curso de licenciatura em Física (2013 a 2015), além de liderar diversos projetos de pesquisa, ensino e extensão no IFPA.

Published

2024-05-24

How to Cite

RETKE, Walburga dos Santos; SILVA, Charles da Rocha. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre evolução estelar. A Física na Escola, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 230023, 2024. DOI: 10.59727/fne.v22i1.23. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/23. Acesso em: 5 oct. 2024.

Issue

Section

Artigos