O episódio histórico do eclipse de 1919 em narrativas histórico-pedagógicas

Autores/as

DOI:

10.59727/fne.v22i1.198

Palabras clave:

narrativas histórico-pedagógicas, eclipse de 1919, teoria da relatividade

Resumen

Apresentamos narrativas histórico-pedagógicas como recursos para os professores da educação básica, visando a uma inserção didática historicamente fundamentada do episódio do eclipse de 1919. As narrativas possibilitam a aproximação dos estudantes de tópicos de física moderna, bem como de temáticas relacionadas à natureza da ciência. Elas contemplam elementos do contexto histórico e da metodologia empregada nas investigações, permitindo a compreensão de aspectos da complexidade e da dinamicidade na construção do conhecimento científico, tais como o caráter colaborativo e não neutro da ciência, o papel das hipóteses nas observações, além das falhas e incertezas. Evidenciamos aos professores a perspectiva historiográfica que subsidiou o desenvolvimento das narrativas e os critérios considerados em sua elaboração. Indicamos possibilidades de utilizá-las para fomentar visões mais complexas sobre a ciência, que contrastam com o mito de que as observações teriam fornecido uma “prova” evidente da teoria da relatividade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Mesquita Hidalgo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É bacharel em Física pela UNICAMP, mestre em História da Ciência e doutora em Filosofia pela PUC-SP. É Professora Titular do Departamento de Física da UFRN. Atua nas áreas de História da Ciência, História e Filosofia da Ciência no Ensino e Natureza da Ciência.  É integrante do Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências da USP (www.ghtc.usp.br).

Ellen Torres Targino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formanda da Licenciatura em Física pela UFRN. É bolsista do Programa Complementar de Estudos do Ensino Médio e voluntária no Grupo de Magnetismo da UFRN. Atua como professora das disciplinas de Laboratório de Ciências, Laboratório de Matemática e Física no Colégio Objetivo. Foi bolsista PIBID e do Programa Residência Pedagógica, ambos da CAPES.

Allan Micael da Silva Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É graduando da Licenciatura em Física pela UFRN. Foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq) em História e Filosofia da Ciência, com orientações de pesquisa sobre os episódios históricos do Eclipse Solar de 1919 e dos Experimentos de Michelson-Morley-Miller sobre o éter.

Publicado

2024-11-13

Cómo citar

MESQUITA HIDALGO, Juliana; TORRES TARGINO, Ellen; MICAEL DA SILVA COSTA, Allan. O episódio histórico do eclipse de 1919 em narrativas histórico-pedagógicas. A Física na Escola, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 240198, 2024. DOI: 10.59727/fne.v22i1.198. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/198. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

História da Física e Ensino