O episódio histórico do eclipse de 1919 em narrativas histórico-pedagógicas

Authors

DOI:

10.59727/fne.v22i1.198

Keywords:

narrativas histórico-pedagógicas, eclipse de 1919, teoria da relatividade

Abstract

Apresentamos narrativas histórico-pedagógicas como recursos para os professores da educação básica, visando a uma inserção didática historicamente fundamentada do episódio do eclipse de 1919. As narrativas possibilitam a aproximação dos estudantes de tópicos de física moderna, bem como de temáticas relacionadas à natureza da ciência. Elas contemplam elementos do contexto histórico e da metodologia empregada nas investigações, permitindo a compreensão de aspectos da complexidade e da dinamicidade na construção do conhecimento científico, tais como o caráter colaborativo e não neutro da ciência, o papel das hipóteses nas observações, além das falhas e incertezas. Evidenciamos aos professores a perspectiva historiográfica que subsidiou o desenvolvimento das narrativas e os critérios considerados em sua elaboração. Indicamos possibilidades de utilizá-las para fomentar visões mais complexas sobre a ciência, que contrastam com o mito de que as observações teriam fornecido uma “prova” evidente da teoria da relatividade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliana Mesquita Hidalgo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É bacharel em Física pela UNICAMP, mestre em História da Ciência e doutora em Filosofia pela PUC-SP. É Professora Titular do Departamento de Física da UFRN. Atua nas áreas de História da Ciência, História e Filosofia da Ciência no Ensino e Natureza da Ciência.  É integrante do Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências da USP (www.ghtc.usp.br).

Ellen Torres Targino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formanda da Licenciatura em Física pela UFRN. É bolsista do Programa Complementar de Estudos do Ensino Médio e voluntária no Grupo de Magnetismo da UFRN. Atua como professora das disciplinas de Laboratório de Ciências, Laboratório de Matemática e Física no Colégio Objetivo. Foi bolsista PIBID e do Programa Residência Pedagógica, ambos da CAPES.

Allan Micael da Silva Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É graduando da Licenciatura em Física pela UFRN. Foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq) em História e Filosofia da Ciência, com orientações de pesquisa sobre os episódios históricos do Eclipse Solar de 1919 e dos Experimentos de Michelson-Morley-Miller sobre o éter.

Published

2024-11-13

How to Cite

MESQUITA HIDALGO, Juliana; TORRES TARGINO, Ellen; MICAEL DA SILVA COSTA, Allan. O episódio histórico do eclipse de 1919 em narrativas histórico-pedagógicas. A Física na Escola, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 240198, 2024. DOI: 10.59727/fne.v22i1.198. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/198. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

História da Física e Ensino