O episódio histórico do eclipse de 1919 em narrativas histórico-pedagógicas
DOI:
10.59727/fne.v22i1.198Keywords:
narrativas histórico-pedagógicas, eclipse de 1919, teoria da relatividadeAbstract
Apresentamos narrativas histórico-pedagógicas como recursos para os professores da educação básica, visando a uma inserção didática historicamente fundamentada do episódio do eclipse de 1919. As narrativas possibilitam a aproximação dos estudantes de tópicos de física moderna, bem como de temáticas relacionadas à natureza da ciência. Elas contemplam elementos do contexto histórico e da metodologia empregada nas investigações, permitindo a compreensão de aspectos da complexidade e da dinamicidade na construção do conhecimento científico, tais como o caráter colaborativo e não neutro da ciência, o papel das hipóteses nas observações, além das falhas e incertezas. Evidenciamos aos professores a perspectiva historiográfica que subsidiou o desenvolvimento das narrativas e os critérios considerados em sua elaboração. Indicamos possibilidades de utilizá-las para fomentar visões mais complexas sobre a ciência, que contrastam com o mito de que as observações teriam fornecido uma “prova” evidente da teoria da relatividade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 A Física na Escola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Artigo de acesso livre sob licença Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)