Qual é a cor? Uma proposta para abordagem da reflexão seletiva e do daltonismo

Authors

DOI:

10.59727/fne.v21i1.12

Keywords:

ensino de física, reflexão seletiva, daltonismo

Abstract

A sociedade demanda mais das escolas e dos professores para formar indivíduos aptos a enfrentar os desafios atuais. Os espaços educacionais devem atender à diversidade dos alunos, incluindo os com necessidades especiais. Com um aumento anual de 7% nas matrículas de alunos com necessidades educativas especiais em escolas regulares, é urgente adaptar recursos educacionais. Alunos cegos e com baixa visão podem se beneficiar de maquetes táteis em aulas sobre óptica. No entanto, alunos com daltonismo enfrentam desafios devido à falta de adaptação de materiais didáticos, afetando sua aprendizagem ao explorar a percepção de cores em objetos por conta da reflexão seletiva da luz. Este trabalho propõe uma abordagem do tema "reflexão seletiva" usando um kit didático simples, um smartphone e um aplicativo gratuito. Além disso, discutem-se a limitação da abordagem tradicional e a necessidade de tornar os espaços públicos mais inclusivos, adaptando elementos cotidianos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Pedro Valiante Sestari, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / Curso de Licenciatura em Física

Licenciado em Matemática pela Unisuan, estudante do curso de Licenciatura em Fisica da UFRRJ. Atualmente é Professor da Rede Adventista de Ensino e Coordenador do Pré-Enem da UFRRJ.

Pedro Valverde da Silveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / Curso de Licenciatura em Física

Estudante do curso de Licenciatura em Física da UFRRJ. Atualmente é Professor da Rede Adventista de Ensino e Tutor do Pré-Enem da UFRRJ.

Frederico Alan de Oliveira Cruz, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências e Licenciado em Física pela UERJ. Atualmente é professor do Departamento de Física e Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino-Aprendizagem da Física da UFRRJ.

Published

2023-11-03

How to Cite

SESTARI, João Pedro Valiante; SILVEIRA, Pedro Valverde da; CRUZ, Frederico Alan de Oliveira. Qual é a cor? Uma proposta para abordagem da reflexão seletiva e do daltonismo. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 230012–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.12. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/12. Acesso em: 17 may. 2024.

Issue

Section

Artigos