Proposta de um aparato experimental para a discussão de grandezas físico-químicas e de questões ambientais

Autores

DOI:

10.59727/fne.v21i1.76

Palavras-chave:

física, meio ambiente, ensino de ciências

Resumo

A necessidade de abordar temas atuais dentro das aulas, independentemente da disciplina, tem se tornado cada vez mais relevante no cenário educativo em todo mundo. Dentro dessa perspectiva, este trabalho apresenta uma proposta de aparato experimental voltado para explorar conceitos de física, química e questões ambientais, alinhada com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) atualizada. São apresentadas possibilidades de atividades que o professor poderá realizar com os alunos durante as aulas, introduzindo conceitos como: a capacidade térmica, permitindo aos alunos entender como diferentes materiais respondem às mudanças de temperatura; a irradiação térmica, visando mostrar os princípios de transmissão de calor; e o pH, fornecendo aos estudantes conhecimentos básicos sobre a escala de acidez e alcalinidade. Também são apresentadas algumas sugestões para avaliação dos estudantes, assim como ferramentas para realização delas. Por fim, consideramos que a proposta aqui abordada oferece aos alunos uma oportunidade de compreender, de maneira acessível, conceitos importantes e como eles estão relacionados ao seu dia a dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Cotta da Silva, Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, Brasil

Graduando em Licenciatura Plena em Física na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Bolsista no Programa de Educação Tutorial - PET Física: Experimentação e Novas Tecnologias no Ensino-Aprendizagem de Física. Atuou como não-bolsista no Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação a Docência - PIBID. Já foi bolsista do programa Residência Pedagógica de Física da UFRRJ.

Frederico Alan de Oliveira Cruz, Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, Brasil

Doutor em Ciências e Licenciado em Física pela UERJ. Atualmente é professor do Departamento de Física e Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino-Aprendizagem da Física da UFRRJ.

Downloads

Publicado

24-11-2023

Como Citar

SILVA, Matheus Cotta da; CRUZ, Frederico Alan de Oliveira. Proposta de um aparato experimental para a discussão de grandezas físico-químicas e de questões ambientais. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 230076–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.76. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/76. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Faça Você Mesmo